Quem escreveu Apocalipse na bíblia? - Carmen Marioni

Quem escreveu Apocalipse na bíblia?

Publicado em 11/05/2024


Autor de Apocalipse
Apocalipse: quem escreveu?

✔Querido amigo, 

Estamos alegres pela possibilidade de conhecermos e estudarmos mais um livro bíblico, o último livro bíblico: APOCALIPSE!

 

Vamos conhecer hoje, então, os aspectos introdutórios de Apocalipse, o livro das Revelações, e assim teremos melhores condições de entendermos o texto bíblico.


Conhecer o contexto do livro, do autor, dos destinatários, da época e do local, de onde e para onde foi escrito, qual o tema do livro, o seu propósito e a sua estrutura. Enfim, estudar esses pormenores nos dá melhores condições de entendermos o texto inspirado para assim aproveitarmos de modo completo a mensagem de Deus para nós.


Nesse programa, vamos dedicar nossa atenção a esses aspectos, pois em muitas pregações esse livro tem sido usado. Porém, as interpretações que têm sido dadas têm trazido mais dúvidas ao invés de esclarecimento sobre as visões que sinalizam o futuro.


PREFERE APRENDER EM VÍDEO?




O conteúdo deste post também está disponível em vídeo. Caso goste do formato em vídeo, considere se inscrever no nosso canal do YouTube.



Vamos então ao estudo introdutório de Apocalipse

Como introdução, eu quero que você perceba o seguinte: o livro de Apocalipse é, na verdade, um livro com um ritmo muito intenso, formado nas chamas da tribulação pessoal do autor.


O livro emprega a linguagem das alusões bíblicas e do simbolismo apocalíptico para expressar a altura e a profundidade da experiência visionária do autor.

 

Para incentivar a fidelidade cristã, Apocalipse aponta para o glorioso mundo do futuro, quando o Senhor Jesus, que foi crucificado e ressuscitou, voltará para completar a missão que Deus o Pai lhe deu.


A intensidade da experiência do profeta é igualada apenas pelo simbolismo apocalíptico que ele emprega para advertir os seus leitores dos desastres e das tentações iminentes que exigirão de todos firme e completa lealdade ao Senhor ressurreto.


Negligenciado por uns, mal interpretado por outros, distorcido por muitos que não entendem o livro das revelações dadas a João (no grego, Apocalipse), permanece firme com sua mensagem, atraindo muitos para o seu estudo.


Para alguns, o livro tem grande poder de fascinação, que os atrai e os desperta por causa dos seus símbolos e dos relatos sobre o futuro da história humana.


Para alguns mais comodistas, o livro não merece atenção especial e, quando o leem, não percebem a sua importância. Entretanto, outros se posicionam com mais seriedade e firmam suas doutrinas nos seus ensinamentos simbólicos, correndo então o risco de interpretá-lo erroneamente.



Algumas vezes nos defrontamos com dois tipos de problemas:


▶Se esse livro é tão difícil de entender, se já houve grandes heresias fundadas nele, se várias datas marcadas redundaram em esquemas falidos, o certo é deixarmos de lado o seu estudo e não nos preocuparmos mais em estudá-lo ou entendê-lo.


Por outro lado, temos um outro tipo de problema:

▶Como deixaríamos no esquecimento um livro inspirado e preservado pelo Espírito Santo? Qual teria sido o motivo pelo qual o Senhor o preservou para nós?



Perguntas e argumentações desse tipo nos fazem admitir que muitos cristãos fazem questão de estudá-lo, e creio então que nosso dever é nos aproximarmos do livro com os corações e as mentes abertas, e sob a orientação e com a iluminação do Espírito Santo, estudá-lo para poder usufruir dos ricos ensinamentos que ele tem para os cristãos de todas as épocas.


Peçamos a Deus então humildade para mudarmos de posição se descobrirmos novas verdades e percebermos a importância delas para as nossas vidas.


Vamos conhecer, então, os aspectos introdutórios do livro de Apocalipse, do livro das Revelações.



Em 1º lugar, vamos considerar a questão da autoria

Você sabe quem escreveu Apocalipse na bíblia?
Há quem diga que o autor de Apocalipse não foi o apóstolo João

▶Evidências externas:

Dentre os que negaram a autoria joanina, Dionísio de Alexandria argumentava que, comparando o seu evangelho e as epístolas com esse livro, era possível perceber que não tinha sido o mesmo autor a produzi-los. Para ele, o autor tinha sido um outro João, chamado de João o Presbítero.


Entretanto, diversos pais da igreja (isso é, aqueles que viveram logo após os apóstolos) atribuíram o livro ao apóstolo João, filho de Zebedeu. Dentre eles podemos citar:

  • Justino Mártir,
  • o Cânon Muratoriano,
  • Irineu, Tertuliano,
  • Clemente de Alexandria,
  • Hipólito
  • e Orígenes.

Todos esses afirmaram a autoria joanina, com base inclusive no uso de certos termos que se vê nos outros escritos de João, como por exemplo: Verbo, Cordeiro, Verdadeiro. E os opostos Luz e Trevas, Amor e Ódio, Vida e Morte.



▶Consideremos também as evidências internas:

O nome do autor é João, como se vê quatro vezes. Ele cita o seu nome em 1:1, 1:4, 1:9 e 22:8.

O autor foi exilado na ilha de Patmos, conforme lemos em 1:9, fato esse que concorda com o que sabemos da história do apóstolo João, que segundo Clemente, Eusébio e Irineu, confirmam o exílio do apóstolo na ilha de Patmos.


Percebe-se similaridade entre Apocalipse e os outros escritos escritos joaninos. Por exemplo, o nome "Logos" dado a Jesus Cristo: você pode reparar em João 1, 1 João 1:1 e também Apocalipse 19:13. Cristo é identificado como "Cordeiro": veja o Evangelho (João) 1:35 com Apocalipse 5:6.


A expressão "água da vida" é usada nos dois livros: João 4:10, 7:38 e Apocalipse 22:1.

O termo "vencer" também se encontra nos dois livros: 1 João 5:4 e Apocalipse 2:7, 2:11, 2:17.


Mas como dissemos, existem críticos que NEGAM A AUTORIA JOANINA pelas diferenças linguísticas e teológicas que encontram internamente no livro.


Porém, em relação às diferenças linguísticas, argumentam que é possível afirmar-se que a influência dos modelos do Antigo Testamento ficaram mais evidentes no linguajar do autor em Apocalipse.


Porém, o exílio, a solidão e a idade avançada de João poderiam ter afetado grandemente o estilo do apóstolo. É igualmente possível que João tivesse utilizado um amanuense na composição do Evangelho e nas cartas, mas não o utilizou para escrever o Apocalipse, sendo ele mesmo o escritor desse livro final.


Em relação às diferenças teológicas, esses críticos argumentam que não se vê no Evangelho a negação do amor do Pai, a compaixão e a salvação do Filho, e a habitação contínua do Espírito Santo nos cristãos.


Porém, podemos responder que o que é visto no Apocalipse são outras características essenciais da Trindade, que compõem cada uma das três pessoas.

Por exemplo, vê-se no Apocalipse a ira e a justiça de Deus, o juízo e a vitória de Jesus, o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, e a descrição do Espírito Santo como Os sete Espíritos diante do trono.


Portanto, a evidência interna, embora tenha alguns problemas, não anula o testemunho externo, primitivo e consistente que afirma o apóstolo João como autor desse importante livro.


Em segundo lugar, vamos considerar a questão da:



▶Data e local de origem do livro de Apocalipse

É consenso entre os estudiosos que o Apocalipse foi escrito numa ocasião em que a contrariedade romana contra o cristianismo era grande e generalizada. E essa contrariedade se evidenciava na forma de perseguição.

Veja, por exemplo, Apocalipse 1:9, 2:10, 2:13.


Os estudiosos tradicionalmente têm proposto duas possíveis datas:



1. Perseguição dos cristãos pelo imperador romano Nero

Que reinou durante 54 a 68. Após o incêndio de Roma, quando ele tentou culpar os cristãos por aquele ato insano que ele mesmo tinha provocado.


Argumenta-se que, por haver menção do Templo de Jerusalém como se ainda estivesse em funcionamento, e ainda por ter o valor numérico para as letras gregas (Nero, Caesar) cuja soma é 666, o número da besta. Seria então esta uma data possível, isto é, nos dias de Nero.



2.▶ Porém, é mais aceito que o livro foi produzido na época da perseguição desencadeada por Domiciano

Um outro imperador romano que governou de 81 a 96 d.C. Essa perseguição foi confirmada por Irineu, Clemente de Alexandria, Vitorino, e Eusébio, que confirmam que João foi exilado na ilha de Patmos nos dias de Domiciano.


Sendo que o exílio de João concorda com a política conhecida de Domiciano de punir os seus opositores por intermédio do exílio, a provável data do livro de Apocalipse é 95 a 96 d.C.


Embora não se saiba quando João foi solto de Patmos, é provável que tal libertação tenha ocorrido depois do governo de Domiciano.


Os textos de Apocalipse 1:11, 22:7, 22:9, 22:10, 18 e 19, parecem indicar que o livro tinha sido concluído na ilha de Patmos enquanto o apóstolo estava lá exilado.




Consideremos agora, em terceiro lugar:

▶A questão dos destinatários

O livro é destinado a sete igrejas da Ásia e às demais igrejas da história. As sete igrejas da Ásia são representativas de todas as igrejas existentes.




Em quarto lugar, consideremos

▶O gênero literário do livro

Apocalipse tradicionalmente, como era de se esperar, tem sido considerado uma literatura Apocalíptica, por outro lado, João também lhe conferiu algumas características de epístola, de carta com uma saudação e uma conclusão epistolar, além do tom geral de uma epístola cristã de instrução para ser lida em voz alta no culto público.


Mas, querido amigo, não podemos deixar de mencionar que é possível encontrarmos também outras formas de literatura, especialmente: hinos de louvor e de adoração ao Senhor nas páginas do Apocalipse.




Em quinto lugar, consideremos

A teologia do livro

Trata-se de uma revelação de Deus para sua igreja, uma revelação de Jesus Cristo como Senhor vitorioso que retornará, não mais como Salvador, mas como juiz.

 

Jesus é quem leva a sua igreja para estar junto de si no Novo Céu e na nova terra onde o adoraremos para todo sempre.


Apocalipse então, com frequência, é tratado como se constituíssem um mundo à parte no cânon do Novo Testamento. Apesar da sua linguagem incomum e das suas tradições simbólicas, o Apocalipse tem como fundamento a teologia Apostólica.


O enfoque de Apocalipse claramente enfatiza a vinda futura de Cristo, a segunda vinda de Cristo gloriosa e vitoriosa.


Essa teologia Apostólica pode ser resumida da seguinte maneira:


▶1. Todos os acontecimentos ocorreram todos em cumprimento das escrituras do Antigo Testamento.


▶2. Deus agiu com poder em favor da nossa salvação, em especial pela morte e ressurreição do Senhor Jesus.


▶3. Esse mesmo Jesus agora é o Senhor exaltado.


▶4. Todos que creem em Jesus e se submetem a ele, recebem a salvação.


▶5. O Espírito de Deus foi derramado sobre todos os que carregam o nome de Cristo.


▶6. O compromisso com Deus por meio de Cristo significa participar em uma comunidade de adoração e instrução.


▶7. Esse mesmo Jesus virá novamente para resgatar aqueles que o confessaram de modo fiel.


Então, veja que com esses argumentos nós podemos perceber uma unidade entre Apocalipse e as cartas cristãs.




Em sexto lugar, vamos considerar

A estrutura, o esboço do livro

O que que nós vamos encontrar em Apocalipse?


A visão de João na ilha de Patmos, capítulo 1;

Depois, as cartas às 7 igrejas, capítulos 2 e 3;

🔵Depois, a soberania do Deus Criador, capítulos 4 e 5;

🔵Capítulos 6 a 8, os 7 selos;

🔵Capítulos 8 a 11 as 7 trombetas;

🔵Depois vamos encontrar a perseguição dos justos pelo dragão, capítulos 12 e 13;

🔵Capítulo 14, um resumo de triunfo, advertência e condenação;

🔵E aí então depois as 7 taças nos capítulos 15 e 16;

🔵A queda e a ruína da cidade imoral, a Babilônia, capítulos 17 e 18;

🔵19 até 22: Júbilo no céu e a revelação do Cordeiro de Deus;

🔵E no capítulo 22 uma conclusão final.




Em sétimo lugar, vamos considerar

▶As peculiaridades desse livro

Esse é o único livro profético do Novo Testamento.


Apocalipse tem estreita ligação com os livros proféticos e apocalípticos do Antigo Testamento.


▶Terceira peculiaridade: Esse é o único livro do Novo Testamento escrito para sete igrejas especificamente mencionadas.


▶Quarta peculiaridade: Apesar de ser um livro profético, tem um estilo epistolar com saudação inicial e uma conclusão final.


▶Em quinto lugar, uma última peculiaridade: Esse é o único livro do Novo Testamento cujo autor, além de ser prisioneiro, estava exilado numa ilha, na ilha de Patmos.



Você sabe quem escreveu o livro de Apocalipse na Bíblia?
Autoria do Apocalipse
 


Conclusão

Querido, ao concluirmos esse 1º programa sobre o livro de Apocalipse, valeria a pena resumirmos nossa reflexão através de 7 perguntas e 7 respostas. Vamos a elas:

 

1. Por que devemos estudar o livro de Apocalipse?

Porque muitos de nós pensamos que existe mais mal do que bem no mundo e que os que praticam o mal sempre vencem. Ao estudarmos este livro vamos perceber que isso não acontecerá para sempre. Esse livro é uma esperança, pois afirma que Deus e o bem serão vitoriosos.


Apocalipse nos ensina e nos estimula a viver de modo santo e puro, pois assim participaremos dessa vitória, da vitória de Deus contra o mal, contra o maligno.


2ª pergunta: Quem escreveu esse livro tão enigmático?

Como mencionamos, é quase certo que foi Apóstolo João, o último Apóstolo vivo e que morreu naturalmente e não martirizado.


3. Quando ele foi escrito? Terceira pergunta.

Bem no final do primeiro século, provavelmente no tempo de Domiciano, 95 a 96 depois de Cristo.


4. Mas para quem esse livro foi escrito? Quarta pergunta.

Para sete igrejas da Ásia, hoje Turquia, para todas as igrejas de todos os tempos. Portanto mensagem que vem para nós também.


5. Por que ele foi escrito?

Para adverti-las, para que não abandonassem a fé em Cristo e manterem a esperança, mesmo na tribulação, pois Jesus voltará vitorioso.


6ª e penúltima pergunta. No que Apocalipse é diferente dos outros livros do Novo Testamento?

Ele é o único livro profético do Novo Testamento, usa muito simbolismo e linguagem figurada.


7ª e última pergunta. O que é que nós vamos encontrar no estudo desse livro?

Encontraremos uma combinação de advertências e encorajamento, uma alternância entre desafios e esperança, encontraremos descrições do futuro, quando o reino de Deus for enfim consumado. Encontraremos, por fim, Jesus glorificado, vitorioso e Juiz sobre toda a terra.



Meu convite, então, é dirigido a você, que nos próximos 49 programas, você esteja atento para conhecer mais detalhes deste maravilhoso livro. Que Deus o abençoe, um abraço, e até o próximo programa.🙏



Por Dr. J. Vernon McGee © Thru the Bible Radio Network, www.ttb.org

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Programa Através da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste estudo do Apocalipse? 🔽COMENTE AQUI!🔽
Tem perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse? Comente ou envie suas perguntas, e eu responderei rapidamente! 😊👍