Revelação do Apocalipse: estude versículo por versículo - Carmen Marioni

Revelação do Apocalipse: estude versículo por versículo

Publicado em 25/05/2024

Estudo bíblico de apocalipse
Apocalipse 1:1 e 2


✔Querido amigo, 

Hoje temos como objetivo iniciarmos os nossos estudos no texto do livro de Apocalipse.

 

Nós vamos estudar e refletir hoje sobre Apocalipse capítulo 1 versículos 1 e 2.

 

PREFERE APRENDER EM VÍDEO?




O conteúdo deste post também estará disponível brevemente em vídeo.
Caso goste do formato em vídeo, considere se inscrever no nosso canal do YouTube.


Ao iniciarmos os nossos estudos no texto inspirado de Apocalipse, depois de termos refletido sobre os aspectos introdutórios e sobre as posições escatológicas e as maneiras de interpretarmos o livro, é prudente tomarmos uma outra providência.


Vamos fazer algumas observações que nos ajudarão no estudo desse texto.



Apocalipse 1:1 e 2 revelação de Jesus Cristo

REVELAÇÃO DO APOCALIPSE: revelação de Deus para nós
REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO: Apocalipse também foi escrito para nós hoje!



▶Consideremos, em primeiro lugar, os versículos iniciais. Para entendermos qualquer livro, especialmente um em que temos registrado a palavra de Deus, precisamos prestar bastante atenção às palavras do escritor.


Os primeiros versos do livro de Apocalipse contém vários elementos importantes para o entendimento de todo o livro.


Apocalipse é um livro divinamente inspirado. Ele é a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.


Veja essa expressão logo no início do versículo 1. Apocalipse foi transmitido pelo anjo de Deus através de João.


Apocalipse é um livro no qual João nos conta aquilo que ele viu. Não é uma mera transmissão de palavras, mas é uma mensagem dos símbolos, imagens que João viu, que Deus permitiu João visualizar para nos contar.


Apocalipse fala das coisas que estavam para acontecer pouco tempo depois que João recebesse de Deus essa revelação, mas coisas também que ainda irão acontecer na volta do Senhor Jesus Cristo.


Então João registrou as coisas que em breve devem acontecer, como ele disse lá no versículo 1. Ele assim procedeu porque o próprio Senhor disse que o tempo está próximo, como veremos no versículo 3.


Por isso, no estudo desse maravilhoso importante livro, devemos nos lembrar de alguns princípios gerais que nos ajudarão a entender a sua mensagem.




Primeiro

APOCALIPSE É UM LIVRO PROFÉTICO

Veja, por exemplo, no capítulo 1: 3, no capítulo 22 : 18 e 19. Diante desse fato, devemos lembrar que os profetas bíblicos usavam frequentemente uma linguagem simbólica e, em diversas ocasiões, ilustrações para apresentar a verdade.


Muitos conceitos errados sobre esse livro profético são resultados de esforços para se interpretar literalmente a sua linguagem, que é figurativa.




Um segundo princípio é que o

Apocalipse é um livro que usa imagens e mensagens que foram mencionadas já anteriormente

Imagens e mensagens que foram estudadas nos livros do Antigo Testamento. Notamos esse detalhe importante não somente no seu estilo, mas na utilização de muitas citações que foram extraídas do Antigo Testamento.


Quando estudamos alguns profetas do Antigo Testamento, por exemplo, como Daniel, Ezequiel, Zacarias, mais clara se torna a mensagem do Apocalipse para nós.


Precisamos então ter esse pano de fundo do estudo do Antigo Testamento para podermos entender também as coisas que vamos estudar. Vamos ler, vamos refletir no livro de Apocalipse.




Terceiro princípio

Apocalipse é um livro que tem que ser entendido em todo o seu contexto

Ele foi escrito próximo do encerramento do primeiro século, durante um tempo em que muitos povos do mundo estavam sujeitos ao domínio do Império Romano.


Esse governo estava se tornando cada vez mais perverso e menos tolerante com o povo de Deus. Por isso, então, é importante entendermos que esse é um livro também de esperança.


Logo no início do livro, vemos essa esperança sendo promovida ao ser apresentada a figura do Senhor Jesus glorificado, vitorioso, triunfante, dando-nos então a garantia de que com Ele também seremos vitoriosos.


Essa apresentação, essa revelação, é o tema desse primeiro estudo. Por isso, então, damos a esses versículos iniciais o seguinte título:




UMA FANTÁSTICA REVELAÇÃO

Eu repito, uma fantástica revelação. Apocalipse capítulo 1 : 1 e 2.


Ao introduzimos então a nossa reflexão. Eu lembro você, querida amigo, que logo nos versos iniciais lemos que João escreveu o que ele viu, que era basicamente uma peça vívida e emocionante.


Para entender-la precisamos visualizar as cenas em nossa imaginação. Por isso, enquanto estudamos esse precioso livro, tente imaginar as cenas que João registrou.


Além dessas visões e imagens especiais, Jesus enviou essa mensagem de esperança, mas também de avaliação às 7 igrejas. Essas igrejas estavam passando por um período de dura perseguição, e essas igrejas representam, na verdade, todas as igrejas de todas as épocas.


O livro, então, revela as coisas que logo deveriam acontecer, e por isso ele não selou as palavras porque o tempo estava próximo. E hoje, então, nós temos a oportunidade de estudar e perceber maiores detalhes dessa fantástica revelação que Jesus nos deu.


Nesse primeiro capítulo em Apocalipse 1 Jesus apareceu a João.

Agora, imagine que figura fantástica! Ele era realmente impressionante!


Sete estrelas em uma mão, seu semblante resplandecia como o sol, sua voz troava como as cataratas do Iguaçu. Seus pés eram como o bronze refinado no fogo, incinerando tudo em sua passagem. Os seus olhos, ah, eles eram flamejantes, poderiam penetrar como a visão, (aquilo que nós chamamos de visão de raio-X).


Cristo tinha entrado no reino da morte e emergiu, saiu de lá vitorioso, possuindo as chaves da morte e do inferno!


Ora, diante disso, diante dessa espetacular visão qual foi a reação de João? Tente imaginar Jesus! João desmaiou. Desmaiou.


Olha, ele tinha visto Jesus na transfiguração, conforme lemos lá em Mateus 17, mas ele ficou mais admirado ainda. Agora ele via Jesus em plena glória, totalmente exaltado.


Muitos ainda não perceberam a glória de Jesus. Eles ainda imaginam Jesus como um bebezinho recém-nascido numa manjedoura, ou então como aquela figura patética na cruz, cheio de sangues.


Mas Cristo hoje está exaltado e extraordinariamente poderoso. Para estudarmos então esses versos, vamos lê-los para entendê-los detalhadamente.



Versículo 1:

"Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer; e que Ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu." (Versículos 1 e 2 de Apocalipse).


Muito bem, querido amigo. Então, depois dessa leitura, podemos entender como João iniciou o seu registro. Desses versos podemos extrair então o seguinte princípio: somente Deus, por sua insondável soberania, pode fazer-nos contemplar a sua fantástica revelação.


Eu repito, vamos falar sobre revelação. Então, o princípio que extraímos dos versos 1 e 2 é exatamente esse:



Somente Deus, por sua insondável soberania, pode fazer-nos contemplar a sua fantástica revelação

E nesse texto, encontramos três aspectos dessa fantástica revelação que Deus disponibilizou para todos nós.



Primeiro aspecto dessa fantástica revelação refere-se à sua manifestação, a manifestação celeste. Veja bem, é revelação de Deus Pai.


É necessário entendermos que revelação, no Grego, é Apocalipse, exatamente o nome do nosso livro. Isso é, é colocar algo descoberto, é deixar algo exposto, é revelar algo, é manifestar alguma coisa.


A mensagem desse livro então foi revelada para ser manifestada, para ser entendida pelos servos de Jesus.


É importante entendermos que Deus é quem deu ao Senhor Jesus, isso é, porque Deus revela pelo Filho, o Pai se revela a si mesmo por sua vontade em seu Filho e por meio do seu Filho.


Para que? Para mostrar! Essa expressão só vai voltar a aparecer em 22 versículo 6, expressando o quê? Perfeitamente a referência às diversas partes do Apocalipse.


Essa fantástica revelação tem sua excelência particular:

  • ▶ela é divina,
  • ▶ela mostra eventos futuros,
  • ▶eventos próximos,
  • ▶eventos tardios,
  • ▶eventos grandiosos,
  • ▶eventos pequenos,
  • ▶eventos que salvam,
  • ▶mas eventos que destroem.


São repetidas antigas e novas profecias e essas interligadas umas às outras. E assim, prudentemente, não podemos nem acrescentar nem subtrair nada do seu texto inspirado, conforme nós vamos ver lá em 22:18-19.


A corrente de transmissão da mensagem aqui foi uma lógica. Seguiu uma lógica: Deus Pai a deu a Jesus Cristo e ele a enviou por intermédio do seu anjo, que a notificou ao seu servo João, para que ele mostrasse a nós, os servos de Jesus.


Querido amigo, o nosso Deus é um Deus ordeiro:

  • Deus,
  • Jesus,
  • anjo,
  • João,
  • e nós, servos de Jesus. Isso é, eu e você.


versículo por versículo
Revelação do livro de Apocalipse para nós


Essa revelação é uma revelação também de Jesus Cristo, Filho

Veja no versículo 1: "revelação de Jesus Cristo". E essa frase tem que ser bem entendida, isso é, ela vem de Jesus. Jesus Cristo, na verdade, é o autor do Apocalipse e não João, o apóstolo!


Cristo ensinou muitas coisas antes da sua partida, porém as que não convinha anunciar naqueles dias, naqueles dias em que ele estava com os discípulos, ele reservou para depois. Essas coisas ele revelou nesse livro de Apocalipse.


Relembrando então de que revelação é um apocalipse, é o descobrimento, a descoberta das coisas que estavam ocultas. Essa então é uma manifestação, uma amostragem do reino de Cristo.


Ela é o manual da viagem da igreja para os tempos em que estaria aberta a todos, a oportunidade aos gentios, aos judeus, a todos que tiverem Jesus, o filho de Deus, em seus corações❤.


Querido, a revelação nos ensina a entendermos os tempos. O livro se compõe de uma série de grupos paralelos, mas que não estão em ordem cronológica.

 

Contudo, há um desenvolvimento histórico e orgânico do Reino de Deus. Nesse livro todos os demais livros da Bíblia encontram.

 

Em Apocalipse os livros da bíblia não só se encontram, como também terminam nele. Nele está a consumação de toda a profecia.


Daniel, por exemplo, predisse o Cristo e a destruição de Jerusalém pelos Romanos e pelo último anticristo. Porém, o Apocalipse de João mostra o período intermediário e fala sobre o milênio, fala sobre o estado final, bem adiante do anticristo.


Daniel, como piedoso estadista, contempla a história do povo de Deus em relação aos quatro impérios mundiais, mas João, como Apóstolo, contempla a história observando o aspecto da igreja cristã, o prisma da igreja cristã.




Mas, em terceiro lugar,

Essa é uma revelação também dada ao anjo

Como nós dissemos anteriormente, essa frase ainda no primeiro versículo: "por intermédio do seu anjo", merece um destaque. Por quê? Porque o anjo não se apresentou logo no início para interpretar os detalhes das figuras e das visões de João.


Mas sim, ele foi um simples canal. Por isso, podemos dizer então que, além desse primeiro aspecto dessa fantástica revelação, essa fantástica revelação tem um segundo aspecto que se refere à sua manifestação terrena.


Primeiramente, a manifestação celeste; agora, a manifestação terrena. Então, essa revelação, veja bem, veio de Jesus para o anjo e agora do anjo para João. Então, chega ao nível humano.


Devemos notar que o anjo interpretou o que João via somente a partir de 17:1 e 19:9 e 10. Somente no final, então, esse anjo se colocou ao lado de João para ajudá-lo a entender.


João foi o escolhido para trazer essa mensagem a todos nós. Mas uma pergunta que devemos fazer e certamente você já sabe, mas é bom relembrar: qual foi esse João? Como nós mencionamos nos programas iniciais, o nome João era muito comum no primeiro século e o versículo aqui não faz nenhuma outra referência mais detalhada a esse João.


Desde a antiquidade quase todos os comentários sobre esse livro atribuem esse livro ao Apóstolo João, filho de Zebedeu, irmão de Tiago. É geralmente aceito que ele é quem escreveu esse livro, o Evangelho e também as três epístolas que nós chamamos de epístolas joaninas.


Muito bem, essa revelação então veio de João para os servos de Jesus. Embora muitos estudiosos procurem aplicações atuais e futuras, e elas existem, temos que lembrar que Apocalipse foi escrito tendo como seus primeiros destinatários os cristãos daquelas sete igrejas da Ásia, cristãos que sofriam duras perseguições e aflições por causa do cristianismo.


Então, a mensagem e o conteúdo de Apocalipse também levantaram esperança no coração daqueles cristãos. Mas além disso, ela é uma mensagem para toda época da igreja, portanto, é uma mensagem para nós também.




Um outro aspecto que devemos considerar é que:

Essa revelação foi atestada por João

E aqui temos outra frase que nos chama atenção: João atestou tudo que viu. Isso é, ele fez questão de transmitir a revelação recebida e ele mesmo comentou em alguns momentos da sua própria dificuldade em entender.


A revelação do Apocalipse foi em forma de visões, de imagens dramáticas, mas transmitiram a mensagem que Jesus queria repassar para nós, os seus servos.

 

João relatou o que viu. Cabe a nós agora estudá-las e, sobre a iluminação do Espírito Santo, entendê-las, pois nos foram reveladas.




Chegamos então ao aspecto final, ao

Terceiro aspecto dessa fantástica revelação que se refere ao seu conteúdo

A revelação é básica porque trata sobre os eventos futuros. É importante entendermos essa frase: "as coisas que em breve devem acontecer". Querido amigo, precisamos fazer um contraste que reforça a esse ponto.


Daniel teve uma visão sobre o tempo do fim. Veja além, Daniel 8, em que viu a queda da Pérsia diante dos gregos e a expansão dos gregos para controlar a terra dos judeus e profanar as coisas sagradas.


Daniel fez essa profecia cerca de 550 antes de Cristo e falou de coisas que chegaram na época de Antíoco Epifânio, aproximadamente em 165 a.C. Então, o tempo da visão de Daniel até o cumprimento foi de mais ou menos 400 anos.


O anjo Gabriel disse, se refere a dias ainda muito distantes (Daniel 8:26). Mas é importante continuarmos a perceber esse contraste para entendermos que tempo é esse.




A revelação então é básica porque trata sobre os eventos próximos

Ora, considerando-se essa palavra de Gabriel a Daniel, se um período de 400 anos são dias muito distantes, obviamente, “em breve e próximo”, conforme de João aqui no versículo 3, se referem as coisas que aconteceriam logo depois das visões que João teve.


Então, esse contraste entre o tempo das profecias de Daniel e o tempo de contraste entre as profecias de João, esse contraste se torna muito claro, muito nítido.


João foi proibido de fechar, de selar a sua profecia, porque o tempo está próximo.


Embora muitos estudiosos queiram ver os eventos escritos como já tendo acontecido, nós temos que admitir que O Dia do Senhor é um dia longo e na verdade ainda está acontecendo até a volta de Jesus, assim como a revelação diz, o tempo está próximo e ainda teremos a sucessão de selos, taças e outros detalhes.


E isso tudo nos leva a crer que teremos ainda algum tempo para que tudo venha acontecer conforme temos no Apocalipse.




E finalmente, a revelação é básica porque foi confirmada com palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo

Nesses últimos dois versos, nessas últimas duas frases, na verdade encontramos essa confirmação, essa afirmação significa que João não teve dúvida sobre a fonte da sua mensagem. Ele coloca esse livro na mesma categoria das outras escrituras.


Querido amigo, ao invés de não entendermos e acharmos essa revelação um mistério, devemos estudá-la para conhecer o conteúdo dessa fantástica revelação.


Mais uma vez, então, renovo o meu convite a você para me acompanhar nessa jornada final do nosso projeto.
Que o Senhor te abençoe, um grande abraço e até o próximo programa🙏.



Por Dr. J. Vernon McGee © Thru the Bible Radio Network, www.ttb.org

Fontes:
  • Bíblia sagrada
  • Programa através da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste estudo do Apocalipse? 🔽COMENTE AQUI!🔽
Tem perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse? Comente ou envie suas perguntas, e eu responderei rapidamente! 😊👍