Carta a igreja de Tiatira - Carmen Marioni

Carta a igreja de Tiatira

Publicado em 24/08/2024

Tiatira
Lições da Carta à Igreja em Tiatira

Querido amigo,

temos como alvo para o programa de hoje concluir o estudo do Capítulo 2 do livro de Apocalipse. Vamos ajudar a quarta carta que Jesus enviou à Igreja. Esta igreja que estava em Tiatira.

Vamos estudar Apocalipse 2:18-29.


Quando comparamos essa com as demais cartas, percebemos que esta foi a mais longa das sete cartas 

E notamos também que Tiatira não era a cidade mais proeminente entre elas. Mas então, por que a menor cidade recebeu a carta mais longa? Porque o problema que Jesus detectou na igreja de Tiatira era um dos mais sérios, um problema que ainda causa sérias preocupações para quem quer ver a igreja desenvolver uma vida saudável e agradável ao Senhor.


Verificaremos no estudo de hoje a necessidade de zelarmos pelo compromisso que fizemos com Cristo. Mas vamos conhecer primeiramente essa cidade para nos inteirarmos dos perigos que essa comunidade cristã corria.


A cidade de Tiatira

situava-se no caminho entre Pérgamo e Sardes, atualmente ela chama-se Akhisar, na Turquia. Ela é localizada na Ásia Menor e era uma rota comercial importante para aqueles dias. Essa rota importante de comércio ligava a cidade de Pérgamo a Sardes e a Laodicéia.

Que Tiatira foi fundada no século quarto a.C. por Sérucos o primeiro. Ela foi fundada com o nome de Pelópia, e seu nome foi mudado por Celeuco por volta de 280 a.C. para Tiatira. O Império Romano a tomou juntamente com Pérgamo por volta do ano 133 a.C.


Essa cidade, Tiatira, era conhecida como um centro manufatureiro


▶ Era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos conforme lemos lá em Atos 16:14, que eram exportados para os nobres de todas as partes do mundo. 

▶Além de roupas, a cidade também produzia artigos em cerâmica e objetos de fundição de bronze e ferro. 

▶Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes a associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã.


Como as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos religiosos, incluindo templos aos deuses falsos Apolo, Tiraníos e Artemis, a deusa Diana chamada assim pelos Romanos. E também havia um santuário a Sibila ou Sambate.


A importância de figuras femininas na cultura religiosa pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, que é citada na carta, uma mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição. A igreja estava sendo tentada em relação a esse tipo de práticas.


Essa igreja de Tiatira, mesmo não tendo informações mais detalhadas sobre o surgimento dela, podemos imaginar que ela surgiu através do trabalho de Lídia

Quando o Paulo estava em Filipos depois da visão que tiveram, não encontrando uma sinagoga na cidade, ele achou um lugar de oração junto ao rio Gangites lá em Filipos e ali testemunhou de Cristo e evangelizou uma mulher chamada Lídia, comerciante de púrpura.

Lídia, a primeira pessoa convertida na Europa, era de Tiatira. Provavelmente, Lídia, que era de Tiatira, então, começou um trabalho, um grupo na sua casa ou na casa dos seus parentes, assim como ela fizera também em Filipos.


(O que sabemos além dessas suposições vem das próprias referências à igreja no Apocalipse e no dizer de Estêvão, um grande comentarista inglês.)


Na época em que João escreveu essa carta, a igreja se notabilizava por desenvolver a contento o seu amor, a sua fé, o seu serviço, a perseverança e as obras que se tornaram cada vez maiores.


Entretanto, diante das pressões sofridas, alguns cristãos tinham sido seduzidos por uma mestra falsa

E por isso Jesus repreendeu essa comunidade. Podemos dizer que Satanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou essas cartas. Ele tinha sinagogas em Esmirna e Filadélfia e um trono, império amor conforme nós vamos vendo no relato dessas cartas. Em Tiatira, o diabo tinha essa profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as coisas profundas de satanás. Para servir, então, a Deus num ambiente cheio de influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus, mantendo o seu compromisso com o Senhor.


Por isso, ao estudarmos esse texto, vamos dar a ele o seguinte título:

"O zelo pelo compromisso - Carta à Igreja em Tiatira"


Eu repito, com base então em Apocalipse 2:18-29, o título para o nosso estudo é "O zelo pelo compromisso - Carta à Igreja em Tiatira".


Introduzimos essa nossa reflexão e, quando examinamos o texto, podemos perceber esse princípio:

Diante da avaliação de Jesus, o zelo pelo compromisso deve ser demonstrado como característica marcante em nossas igrejas. Eu repito esse princípio que vai nos ajudar a entender o conteúdo dessa carta: diante da avaliação de Jesus, o zelo pelo compromisso deve ser demonstrado como característica marcante em nossas igrejas. E nesses versos, nós vamos encontrar aqueles cinco aspectos que compõem a avaliação de Jesus sobre a sua igreja.


O primeiro aspecto refere-se à apresentação de Jesus para sua igreja

Conforme vemos no Versículo 18:


"Ao anjo da igreja escreve essas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido".


Essa expressão "Filho de Deus" aparece somente aqui no Apocalipse. Mas ela é comum por todo o Novo Testamento, especialmente nos livros de João, como descrição de Jesus Cristo. Mas é interessante também que Paulo, em algumas ocasiões, chama os servos de Deus como filhos de Deus. Mas certamente aqui "Filho de Deus" refere-se ao Senhor Jesus. Ele tem os olhos como chamas de fogo, demonstram então que Jesus tem olhos poderosos e penetrantes. E os seus pés, como bronze polido, referência à sua força para castigar e até esmagar os seus inimigos.


O segundo aspecto dessa avaliação de Jesus refere-se à aprovação de Jesus

O Verso 19 diz assim:


"Conheço as suas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras".


Jesus conhecia e elogiou cinco qualidades boas da igreja em Tiatira. 


1. Obras: A igreja em Tiatira era uma congregação ativa. Ela tinha realizações a apresentar ao mundo, ela mostrava ao mundo que fazia diferença crer em Cristo.

2. Amor: O princípio fundamental da vida do cristão é o amor. Faltava amor em Éfeso, mas Jesus viu essa qualidade boa em Tiatira.

3. Fé: Junto com as obras de amor, os discípulos em Tiatira mostraram a sua fé. A fé cristã deve ser prática. Tiago nos mostra que a fé sem obras é morta. Elas devem glorificar a Deus conforme Mateus 5:16.

4. Serviço: Servir uns aos outros é o diferencial que Jesus requer de nós que somos seus discípulos. O Senhor Jesus deu esse exemplo na noite da ceia, ao lavar os pés dos discípulos (João 13:14-16).

5. Perseverança: Essa é uma qualidade frequentemente incluída nas características que definem os servos de Deus. A tribulação produz perseverança. Jesus reconheceu em Tiatira que as últimas obras eram mais numerosas do que as primeiras. Então, ao invés de esfriar, a igreja se tornou cada vez mais ativa no serviço de Deus. 


Os servos de Deus devem ser sempre abundantes em obras do Senhor, conforme disse Paulo aos Coríntios (1 Coríntios 15:58). Por quê? Porque Deus nos criou para as boas obras que antecipadamente Ele preparou para que andássemos nelas. Assim, a igreja em Tiatira é elogiada por essas cinco qualidades especiais de um viver cristão digno.


Agora, o terceiro aspecto refere-se à acusação de Jesus, versículos 20 a 23

E aí, a palavra do Senhor Jesus é uma palavra muito objetiva:


"Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher Jezabel, que assim mesmo se declara profetiza, não somente ensine, mas ainda seduz os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras".


Querido amigo, essa expressão "Tenho, porém, contra ti" é uma palavra que detecta o problema principal da igreja em Tiatira. Esse problema foi uma atitude tolerante em relação a essa falsa profetisa. O problema de hoje é exatamente essa tolerância com a falsa doutrina, com pecado. É possível que houvesse realmente uma Jezabel, mas é mais provável que Jesus tem escolhido esse nome para fazer referência à esposa do rei Acabe no 9º século a.C.


Contra esse casal se levantou Elias

▶Pois a influência dela foi funesta para Israel. 

▶ Ela conduziu o povo à adoração. 


Essa mulher, em Tiatira, agia de modo semelhante

▶Ela seduziu os cristãos às práticas de idolatria e prostituição. 

▶Isso é falta de compromisso espiritual e impureza sexual. 

▶ Ela incentivou o servo de Deus a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 

▶Em si mesmo, esse ato não era pecaminoso, comer essas coisas, essas carnes sacrificadas. 

▶ Porém, era uma prática que podia levar os cristãos novos, imaturos, a pecarem. 

▶Além disso, tal prática tinha sido condenada, pois representava uma associação com os demônios.


São textos que você deve estudar:

1. 1 Coríntios 8:4-6

2. Atos 15:20, 29

3. 1 Coríntios 10:19-22


O problema da igreja foi a sua tolerância

E hoje, querido amigo, corremos o mesmo risco. 


▶ O povo de Deus deve repreender e rejeitar os falsos mestres e as suas práticas erradas. 

▶A igreja em Tiatira possivelmente enfatizou tanto o amor que se esqueceu da pureza doutrinária.


E o Senhor Jesus diz então claramente


"Dei-lhe tempo para que se arrependesse".


▶ Isso mostra que Jesus é longânimo e paciente. 

▶Ele deu tempo suficiente para que essa profetisa se arrependesse, mas ela não quis. 

▶Então, o Senhor Jesus disse: "Eis que a prostrarei de cama".


E esta não é a cama da prostituição

▶ Não era já que se deitava naquela cama por vontade própria. 

▶Mas essa é a cama da doença, do sofrimento, do castigo divino. 

▶Jesus forçaria essa mulher e seus cúmplices a se deitarem na cama da tribulação, do castigo, da condenação.


"Matarei os seus filhos" é uma expressão muito objetiva

▶ E essa palavra "filho" frequentemente se refere às pessoas que seguem os ensinamentos desses mestres, e muitos deles praticavam as obras que ela ensinava.

▶ Se não se arrependerem, Jesus mataria os malfeitores. Isso é, condenação eterna.

▶ Todas as igrejas conhecerão e esse castigo divino tinha alguns propósitos.

    1. Um deles, obviamente, é castigar os culpados. 

    2. Nesse caso, Jesus prometeu condenar, matar as pessoas que praticavam a idolatria e a prostituição caso não se arrependessem.

    3. Mas há um segundo motivo atrás desse castigo: a morte de alguns serviria de alerta para os outros. 


As igrejas entenderiam que:

▶ Jesus realmente sabe de tudo o que acontece.

▶Ele julga retamente segundo as obras de cada um.

▶Jesus não faz acepção de pessoas, o seu julgamento não é parcial.


Observamos assim a importância da disciplina divina para deter o pecado


O quarto aspecto refere-se à aceitação ou a administração dada por Jesus

Versículos 24 e 25:


"Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás; outra carga não jogarei sobre vós. Tão somente, conservai o que tendes até que eu venha". 


▶ Aqui, sim, temos uma palavra de aceitação, uma palavra de encorajamento, a quem aos demais em Tiatira.

▶ Jesus encorajou os outros, os fieis, que não aceitavam a doutrina falsa e não participaram do conhecimento das coisas profundas de Satanás.

▶Algumas pessoas não buscam as profundezas de Deus, pois querem conhecimento profundo, um conhecimento típico dos gnósticos.


O Senhor Jesus então diz que outra carga ele não jogaria sobre esses que eram fieis

▶ Manter a pureza no meio da influência negativa e sob pressão de falsos ensinamentos já era difícil, então Jesus, que conhece bem a sua igreja, não exigiria mais do que eles pudessem suportar.


E querido amigo, essa é a promessa que temos da parte de Deus

Veja, por exemplo, 1 Coríntios 10:13. 


"Nada vos sobreveio, senão o que é comum à humanidade; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar".


O quinto e último aspecto dessa avaliação do Senhor Jesus refere-se à atração que Jesus oferece à sua igreja

Versículos 26 até 29:


 "Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro, assim como eu também recebi de meu Pai; dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".


Querido amigo, o vencedor é aquele que guarda as obras de Cristo até o fim

▶ Novamente, Jesus está com a necessidade da perseverança.

▶Mesmo quando enfrentamos tribulações, os cristãos perseguidos foram vítimas da maldade dos homens poderosos deste mundo, até do poder do governo.

▶Mas os vencedores dominariam sobre as nações com o poder ungido de Deus. 

▶Jesus daria aos fieis o privilégio de participar desse vitorioso reino messiânico. 

▶Jesus é a estrela da manhã.

▶Qual a maior recompensa para o vencedor do que chegar ao eterno dia iluminado para sempre pela luz de Jesus?


Quem tem ouvidos para ouvir, ouça

▶ Como nas outras cartas, Jesus encerra essa carta com apelo aos ouvintes: "Prestem bem atenção nas minhas palavras".


Quero concluir esse estudo mostrando para você alguns detalhes


▶ A igreja de Cristo deve estar atenta para ouvir a voz do Senhor e obedecer aos seus mandamentos.

▶Somente assim será recompensada com a vitória.

▶Aquele que obedece a Cristo e permanece firme será exaltado e reinará com ele.

▶A igreja é encorajada por Cristo a permanecer fiel até o fim, apesar da apostasia de alguns.


Querido amigo, é possível:

1. Manter firme a sã doutrina mesmo quando alguns se desviam.

2. Se manter firme na conduta mesmo quando alguns se corrompem.

3. Entender que já temos tudo em Cristo para uma vida plena.


A igreja que perseverar e for fiel até o fim

▶A essa igreja será recompensada pelo Senhor Jesus.

▶ Ele promete dar autoridade à sua igreja sobre as nações.

▶Promete que o vencedor vai julgar os ímpios e reinar com ele.

▶E Jesus promete conceder autoridade de Deus na vida da igreja.


Portanto, devemos dar ouvidos ao que o Senhor Jesus está falando à sua igreja

▶ O Senhor nos dá sempre oportunidade para nos arrependermos dos nossos caminhos e voltarmos para ele e andar no seu caminho de luz.

▶ Afinal, ele é a estrela da manhã.

▶Devemos também constantemente crescer em obras, amor, perseverança e na qualidade do serviço a Deus.


Jesus conhece a sua igreja:

▶ Ele sabe aqueles que são fieis a ele e a sua palavra.

▶A esses que obedecem é garantido reinar com ele quando ele estabelecer o seu reino de justiça e paz sobre a terra.

▶ Mas para aqueles que desprezam a sua palavra e desprezam a ele, esses estarão condenados à morte eterna.

▶ Jesus vê tudo e faz uma distinção absoluta entre o servo de Satanás e os servos do Senhor.


Minha oração é para que você seja alistado entre os fieis servos de Jesus!


Deus te abençoe, a igreja de Cristo precisa de você, e a nossa cidade, e a nossa geração, precisam de pessoas como você que vivem o evangelho e que vão levar o evangelho de Cristo para onde quer que estejam.


Até a próxima lição. Que Deus te abençoe. Amém.🙏



Por Dr. J. Vernon McGee © Thru the Bible Radio Network, www.ttb.org


Fontes:

Bíblia sagrada

Programa através da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste estudo do Apocalipse? 🔽COMENTE AQUI!🔽
Tem perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse? Comente ou envie suas perguntas, e eu responderei rapidamente! 😊👍