Carta a igreja de Éfeso: o amor perdido e as primeiras obras - Carmen Marioni

Carta a igreja de Éfeso: o amor perdido e as primeiras obras

Publicado em 27/07/2024

carta para as igrejas da Ásia
Carta à igreja de ÉFESO: "Eu sei as tuas obras"


✔Querido amigo,

Hoje o nosso objetivo é estudarmos o texto de Apocalipse 2:1-7, o texto da carta de Jesus à igreja em Éfeso.


Essa é a primeira das igrejas que foram escolhidas devido às suas características que simbolizam a igreja cristã em geral.


Entendemos que, nas diversas avaliações apresentadas por Jesus, temos as características gerais da Igreja Cristã de todos os tempos.


Quando consideramos o contexto dessas cartas, devemos recordar que, sob o governo de Domiciano (81-96 d.C.), a religião do Imperador Divino tornou-se obrigatória em todo o Império.


As consequências de se recusar a chamar César de Deus e senhor eram terríveis, e a ira do governo ou do povo pagão contra os cristãos ficava cada dia mais evidente.


Diante da perseguição e das tremendas dificuldades, a tentação então de se envolver com outras crenças e até com a própria religião do Imperador era grande.


Então, diante dessas dificuldades, João se colocou junto com todos os cristãos e ele afirmou que era companheiro:


Ao refletirmos então sobre essa primeira carta de Jesus à igreja em Éfeso, constatamos que aqui existe uma amostra do que Cristo quer da sua igreja.


Na verdade, percebemos através desse e de outros textos que toda a igreja, ao ser criada, fundada e organizada, tem como seus objetivos atuar em três direções:



Verticalmente, em direção a Deus: a igreja deve e deve glorificá-Lo.


Elipticamente, em direção a si mesma: a igreja deve instruir-se mutuamente, deve desenvolver a comunhão e também o serviço mútuo.


E finalmente, horizontalmente, em direção ao mundo: a igreja deve evangelizar, deve proclamar de modo prático, através do serviço, a mensagem de Salvação ao mundo perdido.



Entretanto, mesmo que as igrejas comecem com boas intenções, seguindo os princípios bíblicos, uma boa parte delas, no decorrer da sua caminhada, da sua história, várias delas se desviam e se tornam descuidadas das práticas mais elementares que devem caracterizar o cristianismo, como, por exemplo, a prática do amor.


Outras igrejas se deixam levar pelas argumentações ardilosas dos falsos mestres, e ainda outras, diante das pressões exercidas pela sociedade, se deixam contaminar com associações impuras que desagradam o Senhor da igreja.


Como veremos, a igreja em Éfeso vivia essa situação.


Provavelmente era um grande grupo de cristãos evangelizados por Paulo, conforme Atos 19, mas não resistiu às tentações e, por isso, foi repreendida pelo Senhor Jesus.


Essa igreja, a primeira que recebeu essa mensagem de Jesus, estava situada em Éfeso. Então, precisamos conhecer um pouco sobre a cidade de Éfeso.


igreja de ÉFESO
Carta a igreja de ÉFESO: o amor perdido e as primeiras obras




▶ÉFESO

Era uma cidade grande e importante na costa ocidental da Ásia Menor, onde hoje é a Turquia. Era uma das três maiores cidades da província romana da Ásia, juntamente com a Antioquia da Síria e a cidade de Alexandria, no Egito.


O seu teatro comportava 24 mil pessoas assentadas, e era em Éfeso que foi construído o famoso Templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo.


A cidade recebeu o nome popular de "cidade da deusa de Diana". Assim como em Corinto, conforme 1 Coríntios capítulo 11.


Nesse templo havia centenas de sacerdotisas, isto é, prostitutas sagradas ou cultuais, que levavam seus adoradores aos seus cultos imorais e vergonhosos.


Éfeso era uma porta importante do Mar Egeu e o ponto terminal do grande sistema de estradas romanas que vinham do Vale do Grande Rio Eufrates, através da Síria e da Ásia Menor.


De Éfeso, pelas águas do Mediterrâneo, viajavam todos os que tinham destino Roma, do Césares à capital do Império.


A cidade de Éfeso, enfim, era uma cidade mística, idólatra, imoral e perseguidora dos cristãos que tentavam viver conforme o padrão divino.


Naquela cidade, assim como hoje, o diabo usou 2 táticas:

▶perseguição e sedução,


▶oposição e ecumenismo.



Nessa cidade, segundo orientação do Senhor, Paulo, então, organizou uma igreja. Essa igreja, espalhando a pregação, fez com que toda a Ásia conhecesse o evangelho, conforme lemos em Atos 19:10.


Esta igreja, a igreja em Éfeso, dentro do simbolismo do Apocalipse, representa o cristianismo do primeiro século.


Dentre as sete igrejas, ela foi a primeira a receber essa correspondência do Senhor Jesus por ser importante, por sua posição como principal para alguém que viesse de Patmos, pela estrada circular que ligava essas sete cidades.



Ali, Paulo registrou e realizou um ministério eficaz, e além do livro de ivro de Atos dos Apóstolos, os livros aos Efésios, as cartas a Timóteo e pelo menos a primeira carta de João se relacionam com essa comunidade cristã.


A narrativa sobre a fundação da igreja em Éfeso se encontra em Atos 18-19 e também no capítulo 20.


Com o decorrer do tempo, essa igreja então se tornou o grande polo difusor do evangelho e da vida de amor abnegado, até que Paulo expressou na sua carta aos Efésios esse agradecimento que ele fazia a Deus pelo amor prático dos Efésios. Veja em Efésios 1:15-16.


Porém, nessa mesma ocasião, por volta do ano 60-62, provavelmente 30 anos antes de João registrar essas palavras do Senhor Jesus nessa carta que estamos estudando, Paulo também orou em favor dos irmãos de Efésios


Para que, pela fé, Cristo habitasse em seus corações, estando eles arraigados e alicerçados em amor, para que pudesse experimentar TODAS as dimenções do amor de Cristo, que excede todo o entendimento.


Confira isso lá em Efésio 3: 17-19.

 E a pergunta que se faz é: será que Paulo percebeu essa carência de amor na igreja?


Sendo que o amor é uma das virtudes que deve caracterizar o cristão, e tendo então esse pano de fundo, nós vamos estudar esta carta dando a ela o seguinte título:



▶A PRIORIDADE DO AMOR: CARTA À IGREJA DE ÉFESO

Eu repito: esse é o título para a nossa reflexão com base em Apocalipse 2:1-7 ➡a prioridade do amor: carta à igreja em Éfeso.


Ainda que eu fale a língua dos anjos, ainda que se tenha todos os dons, e ainda que se distribua todos os bens aos pobres, e mesmo que entregássemos os nossos corpos em sacrifício, se não tivermos amor, seremos como o címbalo que retine.


Nada seremos e nada se aproveitará de nossas atitudes. Por que? Porque o amor é fundamental no viver cristão!


Essa igreja em Éfeso, aparentemente estava cumprindo a sua função para a qual foi chamada. Os elogios que Jesus faz são dignos de uma igreja perfeita.


Mas Jesus também constatou, como só Ele poderia ver, Jesus constatou a falta de amor daquele grupo de cristãos, a falta do amor abnegado que de certa maneira estava minando as bases dessa igreja e, consequentemente, destruindo o bom relacionamento dela com o seu Senhor.


A igreja em Éfeso então foi alertada de sua falha, e a ela caberia tomar as atitudes recomendadas pelo Senhor da igreja.


Por isso, como princípio, podemos estudar esse texto sob a seguinte perspectiva: diante da avaliação de Jesus, é clara a necessidade de priorizarmos o amor como característica marcante para nossas igrejas.


Repito. Este é o princípio que temos apartir do estudo que fazemos desta carta de Jesus à igreja em Éfeso (Apocalipse 2:1-7):


Diante da avaliação de Jesus, é clara a necessidade de priorizarmos o amor como característica marcante para nossas igrejas.



Nesses versos, vamos encontrar cinco aspectos dessa avaliação que Jesus faz sobre a sua igreja.




O primeiro aspecto

Refere-se à apresentação de Jesus para sua igreja

(Versículo 1). Assim como as demais cartas, essa carta foi dirigida à igreja, mas especificamente ao anjo da igreja.


Temos pelo menos três interpretações relativas a essa frase:


▶alguns estudiosos entendem que são anjos obedientes a Deus que foram designados para proteger cada comunidade cristã;


▶outros estudiosos interpretam esses anjos da igreja como seres celestes enviados especificamente para cada uma das sete igrejas, personificações do Espírito reinante em cada igreja;


▶e, por fim, outros interpretam que esses anjos da igreja se referem aos pastores de cada congregação, isto é, eram os líderes humanos. Eles são as estrelas que Jesus tem nas suas mãos, conforme estudamos em Apocalipse 1:20.


Jesus então apresentou-se como aquele que estava e está em ação em meio aos candeeiros, isto é, em meio às igrejas.


Embora Jesus esteja glorificado à destra do Pai, percebe-se que Ele continua ativo, agindo em meio e em favor da sua igreja (veja, por exemplo, Romanos 8:34, que diz que o Senhor Jesus intercede por nós).


Jesus, que é o Senhor da igreja e ama de modo prático a sua igreja, merece de nós então todo o nosso louvor e adoração. Ele deve ser entronizado em nossas vidas pessoais e em nossa vida comunitária.




O segundo aspecto

Refere-se à aprovação do Senhor Jesus

(Versículos 2 e 3). "Conheço as tuas obras", são as primeiras palavras de Jesus Cristo.


Jesus conhece as nossas obras, conhece o nosso serviço. As obras são evidências da salvação e não requisitos para justificação.


Essas obras impactaram a cidade de Éfeso, a tal ponto de serem queimados objetos de cultos errados no valor de 50 mil dias de salário de um trabalhador diarista.


Deus está mais interessado nas nossas vidas do que nas nossas obras. Entretanto, provamos o nosso amor a Deus e a nossa submissão a Jesus Cristo pelas obras realizadas na força do Espírito Santo.


"Labor" é uma palavra que Jesus usa para descrever esse trabalho, é a consagração, é um trabalho árduo, um trabalho que exige completa dedicação. É exaurir-se no serviço do Senhor.


Ao invés de perguntarmos o que a igreja pode oferecer para nós, a pergunta é o que eu posso fazer pelo bem da igreja.


Jesus também conhece a nossa perseverança, isto é, a nossa disposição de ficar firmes mesmo contra os ataques que a igreja sofre.


A palavra "perseverança" (hupomone no grego) significa submeter-se, estar debaixo de pressão e sofrer corajosamente.


A pressão.que os cristãos sofreram de Demétrio, (conforme Atos 19) e outros adoradores da deusa Diana eram conhecidas por Jesus.


▶Ele conhece as nossas aflições.


Ele conhece as nossas dificuldades.


Ele conhece as nossas pressões.


Mas ele conhece também a nossa perseverança.


▶Conhece que somos aqueles que não desistem.


Jesus conhece o nosso comportamento.


a nossa conduta,


que nós não podemos suportar homens maus, isto é, que não têm moralidade como padrão de vida.


Jesus sabe também que colocamos à prova esses que se autodenominam apóstolos.


Querido amigo, "apóstolo" significa enviado, significa missionário.



Hoje, muitos têm se dado o título de apóstolos apenas porque querem se destacar entre os demais de suas próprias comunidades, querem usar esse nome em termos de hierarquia no reino de Deus.


Mas não há essa hierarquia na Igreja de Cristo. O Senhor Jesus estabeleceu os verdadeiros apóstolos.


Então, precisamos entender que esse Senhor Jesus está ciente de todas essas atuações fraudulentas. A igreja cristã verdadeira e madura deve colocar à prova esses tais,


A igreja cristã verdadeira deve discernir bem entre a verdade e a mentira. Jesus é a verdade.

Essa expressão "puseste à prova", no versículo 2, significa colocar à prova pela experiência e não apenas pelo exame.


As igrejas do primeiro século deveriam colocar o dom espiritual em prática para que, através do discernimento, percebessem a verdade ou a mentira desses homens.


Jesus conhece também as provas pelas quais nós passamos, as provas que nós, como cristãos, somos submetidos por causa do seu nome. Jesus conhece a nossa persistência, que não nos deixamos esmorecer.


Mas o que temos visto é que, ao invés de aceitarmos as dificuldades, pelo contrário.


Tem-se pregado e tem-se ensinado que devemos rejeitar todos os males e devemos procurar com intensidade a prosperidade. Mas a pergunta que devemos fazer é: será que esse é o verdadeiro evangelho?



▶O terceiro aspecto refere-se à admoestação

Versículos 4 e 5 mostram que Jesus conhece detalhes da igreja.


"Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor"


Jesus apresentou apenas um ponto fraco: o abandono do primeiro amor. E diante dessa falha percebida, o próprio Senhor Jesus receitou o remédio para a igreja



▶Três doses do remédio foram recomendadas

Três ações foram recomendadas:


  • ▶deveriam se lembrar de onde caíram,
  • ▶deveriam se arrepender da sua queda
  • ▶e deveriam voltar à prática das primeiras obras.


Querido amigo, os efésios tinham abandonado o primeiro amor. Certamente, o primeiro amor do cristão é para com seu Senhor.


Mas eles também tinham abandonado o amor para com todos os santos, um amor que os levou a testemunhar para toda a Ásia.


Amor que deveria ser experimentado em todas as suas dimensões, o amor de Cristo que excede a todo entendimento.


Jesus deixou bem claro que, se não houvesse arrependimento, se não houvesse mudança de atitude, Ele viria e moveria a igreja do seu lugar.


Jesus estabelece e coloca a sua igreja em determinados locais para que ali ela seja luz no meio das trevas. Quando falhamos nesse objetivo, Jesus pode tirar-nos a oportunidade.


▶Deveria haver arrependimento.


▶Deveria haver também a volta para as obras iniciais.


▶Deveria haver fruto prático do arrependimento.


▶A prática do primeiro amor deveria ser vista novamente.


É interessante percebermos que os efésios estavam doutrinariamente firmes, mas o amor que caracteriza o cristão não estava patente. A mudança de atitude implicava na prática do primeiro amor.


Hoje nem a igreja, nem a cidade de Éfeso existem. Só temos ruínas.

O candeeiro foi removido...

o amor perdido e a prática das primeiras obras
Apocalipse 2:5: O amor perdido e a prática das primeiras obras


O quarto aspecto refere-se à aceitação dada por Jesus

(versículo 6). "Tens, porém, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio".


Jesus reconheceu a boa prática da Igreja de Éfeso, isto é, a rejeição de um grupo chamado nicolaítas, um grupo herético.


Esse grupo herético fazia com que a frouxidão comportamental fosse permitida, permitindo então que os seus seguidores praticassem a idolatria e a imoralidade, mesmo tendo o nome de cristãos.


▶Esse o problema ainda hoje visto em muitas igrejas: são os liberais, são aqueles que se desviam para a libertinagem.


O que sabemos do seu ensino e da sua prática é que eram contrários ao cristianismo e de alguma maneira, estavam fazendo com que o amor dos efésios fosse diminuindo.


Jesus já tinha dito:


"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará" (Mateus 24:12).



▶Enfim, o quinto aspecto refere-se à atração que Jesus ofereceu à igreja

(Versículo 7). "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus".


Querido amigo, a recompensa que Jesus promete, a bênção com que Ele nos atrai para uma vida vitoriosa, é maravilhosa: alimentar-se da árvore da vida significa, refere-se a vida eterna, refere-se ao retorno da comunhão perdida no Éden.


Vida eterna já a temos a partir da nossa crença em Jesus Cristo, e em definitivo Ele nos promete que esse será o nosso verdadeiro alimento.


Querido amigo, creio que ficou patente que o amor é uma característica fundamental e básica do cristianismo.


Que você possa viver esse amor em verdade, para que o Senhor lhe dê a promessa de se alimentar da árvore da vida que se encontra no meio do Paraíso de Deus.


Que o Senhor te abençoe. Um grande abraço e até o próximo programa.



Por Dr. J. Vernon McGee © Thru the Bible Radio Network, www.ttb.org Fontes: Bíblia sagrada Programa através da Bíblia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste estudo do Apocalipse? 🔽COMENTE AQUI!🔽
Tem perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse? Comente ou envie suas perguntas, e eu responderei rapidamente! 😊👍