Revelação do Apocalipse 1:19-20 A visão de Jesus glorificado - Carmen Marioni

Revelação do Apocalipse 1:19-20 A visão de Jesus glorificado

Publicado em 20/07/2024

João escrevendo
Apocalipse 1:19-20: "Escreve, pois, as coisas que viste"


✔Querido amigo,

Hoje o nosso alvo é concluirmos o estudo do capítulo primeiro do livro de Apocalipse. Nós vamos estudar os versos 19 e 20 de Apocalipse, capítulo 1.


Vamos refletir sobre Apocalipse 1:19-20. E logo no início, quero pedir permissão e quero chamar a sua atenção para a leitura desses versos, para que você se familiarize com seu tema. Diz assim o versículo 19:


"Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas."


Versículo 20: "Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita, e aos sete candeeiros de ouro: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas."


REVELAÇÃO DO APOCALIPSE: OBEDIÊNCIA A JESUS GLORIFICADO

Querido amigo, vamos refletir sobre o importante tema da obediência às palavras do nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Senhor glorificado.


Olhando para Jesus, vemos que Ele obedeceu ao Pai. Durante seu ministério, fica claro em muitas ocasiões que Jesus veio cumprir o seu ministério salvífico, dando sua vida por nós e pregando as boas novas de salvação.


Mas ele fez isso em obediência ao Pai. Ao Deus Pai.


Ora, se Jesus foi obediente ao Pai, revelando aos seus discípulos — e isso se refere a nós também — quando Jesus revelou então a seus discípulos a vontade do Pai, é certo também que, mediante este exemplo de Jesus sendo obediente ao Pai, nós também devemos obedecê-lo.


É uma cadeia de comando:

  • ▶o Pai,
  • ▶Jesus
  • ▶e nós, que somos seus discípulos.


Jesus obedeceu ao Pai e nós devemos obedecer ao nosso Senhor Jesus. A obediência é essencial para chegarmos à presença de Deus.


Quando Jesus estava aqui conosco, na terra, Ele precisou ser obediente ao Pai para voltar à presença Dele. Ele o fez com prazer, valorizando a recompensa de estar novamente junto ao Pai.


"Olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, Ele suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus."


Ora, essas palavras são o testemunho do autor de Hebreus 12:2, que mostra então como Jesus obedeceu ao Pai. O mesmo livro diz:


"Jesus, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem."


Novamente, temos então a ideia de obediência do Filho ao Pai e a nossa obediência ao Filho, ao nosso Senhor. Confira isso lá em Hebreus 5:7-9.



▶APRENDEMOS OBEDECER PORQUE JESUS FOI OBEDIENTE!

▶Por que o livro do Apocalipse usa uma linguagem obscura e misteriosa algumas vezes?


▶Por que escrever em linguagem simbólica, tornando-a inacessível para a maioria das pessoas?


▶Por que não falar de modo direto?


Querido amigo, essas são perguntas que muitos têm feito quando se confrontam com a leitura do livro de Apocalipse.


Embora seja fato que existem muitas verdades ocultas em Apocalipse, também é fato que as verdades importantes não são inacessíveis.


Na verdade, O livro de Apocalipse quer dizer livro da Revelação.


As verdades que se concentram:

  • ▶na santidade,
  • ▶no poder e na soberania de Deus,
  • ▶na sua vitória sobre o mal
  • ▶e naquilo que precisamos fazer para participarmos dessa vitória não exigem conhecimento especial para serem entendidas!


Essas verdades transparecem de modo eloquente e claro. Ainda que não possamos decifrar os símbolos de uma maneira mais fácil.


O que precisamos, sim, — e o que temos feito nesse programa — é sempre orar, pedindo que Deus ilumine-nos, que pelo Espírito Santo possamos ter nossos olhos abertos e nossas mentes abertas para entendermos a mensagem que o Senhor passou para os seus servos.


Moisés, Davi, Ezequiel, Mateus, Paulo foram homens que Deus usou para revelar a sua vontade para nós.


E especificamente no Apocalipse, o apóstolo João, foi este apóstolo que o senhor usou para trazer essas mensagens, que na verdade são revelações em relação ao futuro que o Senhor quer nos mostrar.


Cabe a nós então, olharmos para essas revelações, olharmos para esses textos e pedir que o Senhor nos ilumine, abra nossos olhos para que possamos entender aquilo que Ele tem colocado na sua palavra para nós.


Deus tanto revela como oculta.

Revelação do Apocalipse
"Se o buscarmos, Deus permitirá que o conheçamos."


Ele se nos dá a conhecer, mas somente em parte

E isso é lógico. O nosso Deus é um Deus infinito. O nosso Deus é muito superior, é muito mais elevado do que sua própria criação, que somos nós.


Sabe que por causa das limitações físicas, os seres humanos ficariam totalmente paralisados com a plena visão das realidades sobrenaturais. E por isso mesmo então, o Senhor se revela em parte para nós.


O que nós conheceremos um dia quando estivermos definitivamente diante Dele não se compara aquilo que nós podemos conhecer e devemos conhecer já nesta dimensão de vida terrena.


Assim, o Senhor nos oculta certas coisas, mas ao mesmo tempo, como nós estamos vendo aqui no livro de Apocalipse, o Senhor se revela.



O Senhor revela inclusive o futuro para nós

Um modo de Deus ao mesmo tempo se revelar e se ocultar é a linguagem figurada e as imagens apocalípticas.


▶Algumas verdades são profundas demais para a linguagem pragmática, para a linguagem racionalista.


▶Tais verdades são bem melhor explicadas, ou são melhores explicadas fazendo-se o usa da polivalência,

▶da metáfora

▶e do símbolo.


Por exemplo, a descrição de Deus com aspecto de pedras preciosas circundadas por um arco de luz, conforme nós vamos encontrar em Apocalipse 4:3, diz algo, revela algo acerca de Deus que vai além da mera afirmação de que Deus é um Deus grandioso e poderoso.


Aqueles cristãos que viveram na época de João estavam mais familiarizados com esse tipo de escrito do que os leitores ocidentais de nossos dias. Do que nós! Nós que estamos estudando agora o livro de Apocalipse.


Devemos então, ler o Apocalipse, e na realidade, devemos ler toda a Bíblia, estudar toda a Bíblia reconhecendo nossas limitações. Nossas limitações são culturais e pessoais.


Estas limitações são patentes, pois nós estamos separados por 21 séculos de história, de cultura, e de mentalidade. Além disso, nós vivemos no mundo ocidental, com a mentalidade ocidental.


Enquanto a Bíblia foi escrita no mundo oriental, com os valores e com a mentalidade oriental. Ora, certamente diante disso, temos diferenças notáveis.


Por isso então é necessário o Espírito Santo. Se faz necessária a presença do Espírito Santo!


Ele, que inspirou os escritores bíblicos, também conhece nosso modo de pensar, conhece os nossos pensamentos hoje, nos dias da pós-modernidade.


E como Ele mesmo deseja que entendamos sua palavra, o Espírito Santo está pronto para nos fazer entendê-la, para revelá-la para nós, se nós com:


  • ▶sinceridade,
  • ▶devoção,
  • ▶piedade,
  • ▶submissão
  • ▶e humildade, o buscarmos para que Ele se revele a nós.


Por isso mesmo, em cada início dos programas dessa longa série, nós temos orado pedindo a iluminação do Espírito Santo, para que possamos entender tudo quanto Ele tem registrado como vontade de Deus através dos escritos desses autores que eu já mencionei:


Moisés, Samuel, Esdras, Davi, Salomão, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Mateus, Marcos, Lucas, Paulo, Pedro e, agora em Apocalipse, João.

 

Revelação do Apocalipse 1:19-20: VISÃO de Jesus glorificado
Revelação do Apocalipse 1:19-20: VISÃO de Jesus glorificado



Querido amigo, todos esses homens foram instrumentos (e apenas instrumentos) nas mãos de Deus. Eles foram usados pelo Senhor para registrar a sua palavra inspirada. Mas quem a inspirou foi o Espírito Santo!


Para entendermos então essas ordens, para obedecermos os seus mandamentos, temos que entendê-los, e para que isso aconteça, a iluminação do Espírito Santo é fundamental para todos nós.


Mas no texto de hoje, nós devemos nos perguntar: diante dessas palavras que nós já lemos:


Quem é Jesus? Como devemos vê-lo?


▶Muitas pessoas imaginam Jesus como um neném indefeso numa manjedoura em Belém. Ainda essa é a figura que muitos têm na sua mente.



▶Outras pensam na imagem de um Jesus sofrendo terrivelmente na cruz do Calvário, ensanguentado, coroado com a coroa de espinhos, evidentemente derrotado até pelas forças do mal.


Com certeza, Jesus nasceu e é verdade. E sem qualquer dúvida, Ele também morreu numa cruz. Mas aquelas cenas representam episódios temporários, embora foram episódios importantíssimos.


Por exemplo: a encarnação do Verbo é algo fora de série, é algo realmente especial. A morte do Senhor Jesus é algo também fora de série, é algo especial porque através da sua morte temos o perdão dos pecados.


Então, essas cenas, esses episódios, foram temporários, embora importantíssimos, e não o estado permanente do Cristo vitorioso.


Que esse então é o estado definitivo, e essa é a imagem que o Apocalipse quer revelar para nós, quer passar para nós, quer que tenhamos em nossas mentes.


Temos e cremos no Cristo vitorioso, num Senhor Jesus poderoso.


Que consolo! Que consolo temos nós cristãos quando contemplamos essa imagem!


E olhando para o contexto, temos que lembrar que aqueles cristãos que estavam perseguidos certamente ficaram animados com essa imagem de um Senhor Jesus vitorioso.



▶Que consolo daria aos cristãos perseguidos pensar numa criança pequena e fraca?



▶Que conforto achariam esses cristãos perseguidos na imagem de um líder morto?



Certamente não seriam consolados, não seriam estimulados, não seriam encorajados.


Mas quando pensamos e quando temos em nossas mentes a figura de um Cristo vitorioso, de um Senhor soberano, de um Senhor que controla todas as coisas:


▶aí sim nós nos confortamos,

▶nos consolamos,

▶nos encorajamos.


A mensagem do Apocalipse deriva seu poder da pessoa que o revelou: O Cristo que cuida dos servos e garante a vitória sobre os perseguidores não é um Cristo fraco, nem é derrotado. Não!


Ele possui toda autoridade:


"Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra."


Disse o próprio Senhor Jesus quando partiu dessa vida para ser glorificado, conforme Mateus, capítulo 28, versículos 18 a 20. Nós temos essas palavras vitoriosas. Ele possui toda autoridade, fala com poder absoluto.


Os cristãos da Ásia naqueles dias, como todos nós nos dias atuais, precisavam de um consolo, de um Senhor Todo Poderoso.


Acharam então esse conforto nas palavras de Jesus, o forte e vitorioso Rei dos reis, Senhor dos Senhores.


Por isso, quando João olha para trás e ao ouvir aquela voz poderosíssima, e ao contemplar aquela visão especial, aquela visão que um dia eu e você contemplaremos quando estivermos em definitivo na presença Dele, qual foi a reação de João? João desmaiou.


João desmaiou. Ele nunca tinha visto o Senhor Jesus exaltado daquela maneira.


Agora, lembre-se bem, João, Pedro e Tiago já tinham visto Jesus glorificado lá no monte da Transfiguração, conforme lemos em Mateus 17.


Mas daquela maneira, João não tinha visto o Senhor Jesus. E por isso, a reação dele, a reação humana, foi desmaiar.


Muitos hoje jamais perceberam a glória do Senhor. Eles ainda imaginam Jesus como um recém-nascido numa manjedoura ou uma figura tristonha e moribunda lá na cruz do Calvário.


Mas Cristo está hoje exaltado e extraordinariamente poderoso.


Quando olhamos para os símbolos usados no capítulo primeiro, com as outras passagens, nós conseguimos entender e conseguimos ver esse clima de vitória, de exaltação, de poder.


  • ▶Sete espíritos,
  • ▶pés como bronze polido,
  • ▶espada de dois gumes,
  • ▶tudo isso revela um Cristo, um Senhor Jesus poderosíssimo.


Por isso, o título para o nosso estudo, esse estudo que estamos fazendo, é a obediência que devemos ao Senhor Jesus glorificado.




OBEDIÊNCIA QUE DEVEMOS AO SENHOR GLORIFICADO

O texto então, como nós já mencionamos, é Apocalipse, capítulo 1, versículo 19 e 20.


"Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas."


E o versículo 20 ➡ Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita, e aos sete candeeiros de ouro: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas."


Ora, diante dessas palavras do Senhor Jesus, o princípio que estaremos desse texto é:


Todo cristão deve obedecer à ordem do Senhor glorificado em relação à igreja. Todo cristão deve obedecer à ordem do Senhor glorificado em relação à igreja.


Nessas palavras, então, nós temos três aspectos da obediência que devemos prestar ao Senhor Jesus glorificado.




▶O 1º aspecto da obediência a esse Senhor Jesus glorificado refere-se à ordem que Jesus nos deu


▶Quem deu a ordem, afinal? Foi Jesus.


E qual foi a ordem? Escreve.


Mas qual é o sentido da ordem? Testemunhar aquilo que João viu.


O Senhor é um Deus que se revela a nós.





Um 2º aspecto da obediência refere-se ao conteúdo da escrita

O que João deveria escrever? Ele deveria escrever e deveria registrar aquilo que ele viu. Ele deveria registrar aquilo que estava acontecendo e que estará acontecendo.


Ele deveria registrar aquilo que vai acontecer. Porque esse é o sentido do livro de Apocalipse.




E em 3º lugar, em último lugar, o 3º aspecto refere-se aos destinatários

O mistério pressupõe a data certa para sua revelação.


As estrelas são os anjos das igrejas destinatárias, e os candeeiros são as igrejas destinatárias. Portanto, esses três aspectos da obediência devem ser obedecidos por nós.


Devem ser respeitados por nós, para que assim possamos glorificar em obediência o nosso Senhor Jesus glorificado.


Querido, que Deus possa te abençoar e que você seja de fato alguém que obedeça o nosso Senhor Jesus glorificado.


Um grande abraço e até o próximo programa.🙏



Por Dr. J. Vernon McGee © Thru the Bible Radio Network, www.ttb.org


Fontes:

Bíblia sagrada

Programa através da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste estudo do Apocalipse? 🔽COMENTE AQUI!🔽
Tem perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse? Comente ou envie suas perguntas, e eu responderei rapidamente! 😊👍