|
✔Querido amigo,
Hoje temos como alvo estudarmos o verso 8 de Apocalipse capítulo 1.
Logo no início do programa, leio para você esse verso para que perceba sobre qual assunto vamos refletir neste programa. Diz assim a Palavra de Deus:"Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é e que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."
Você percebeu o tema do verso? Vamos refletir sobre:
▶A ABRANGÊNCIA DO PODER DIVINO
Quando percebemos que esta é a temática desse verso, percebemos também que antes de João receber a sua primeira visão, o Senhor que se revela reafirma o seu controle, a sua soberania e o seu senhorio sobre toda a história humana.
Quando João ouviu essa expressão "Eu sou o Alfa e o Ômega", certamente entendeu que essa descrição se referia a tudo que se podia incluir entre a primeira e a última letra do alfabeto grego.
Tudo e todos estão incluídos, estão sob o controle, estão sob a soberania e o senhorio do nosso Deus. Tudo que acontece na história humana está sob o controle de Deus.
Esse controle, esse senhorio, é de tal magnitude que Deus, como eterno e transcendente, não é afetado pelos conflitos da história. Pois, na verdade, ele é quem exerce a sua soberania sobre todos os acontecimentos.
Deus, como aquele que há de vir em Jesus Cristo, visitará a humanidade para levar a história à sua consumação, ao final que Ele mesmo na eternidade decretou. Deus, como Todo-Poderoso, pode ser entendido como aquele que a tudo governa.
É sobre esse poder divino e a sua grande abrangência que estamos refletindo com base nesse verso, capítulo 1, versículo 8 de Apocalipse. Por essa razão, querido amigo, é que ao refletirmos sobre o poder de Deus, devemos relembrar alguns dos seus atributos para percebermos sobre quem nós estamos falando.
PREFERE APRENDER EM VÍDEO?
O conteúdo deste post também estará disponível brevemente em vídeo. Caso goste do formato em vídeo, considere se inscrever no nosso canal do YouTube. |
Relembre que
▶Deus é SOBERANO
O que significa que ele é supremo. Toda sua criação, ele coloca junta, conhecedora ou não conhecedora, não pode impedir os seus propósitos.
▶Deus é Espírito
E isso significa que ele é invisível, não é e não deve ser representado por qualquer figura.
▶Deus é uma Trindade
Isso significa que ele é três em um, da mesma substância, com poderes e glórias iguais. Note na primeira passagem das escrituras que o nome é singular:
"No princípio criou Deus os céus e a terra."
Apesar de que no próprio capítulo nós temos uma referência ao plural: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança." Embora a referência seja a três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. O nosso Deus é Único.
▶Outro atributo de Deus é que ele é verdade
Isso significa que Ele está de acordo com tudo que Ele é. Ele irá permanecer incorruptível e não pode mentir. Mas além desses e outros tantos atributos, é importante relembrarmos também alguns nomes desse Deus Todo-Poderoso que se revela tão amorosamente para nós.
A leitura de alguns nomes de Deus certamente vai nos ajudar a relembrar quem é esse Deus, sobre quem nós estamos tratando. Você deve se lembrar desses nomes tão expressivos e significativos.
1º▶ Elohim, o Deus forte, divino.
2º▶ Adonai, o Senhor, indicando uma relação de mestre para servo.
3º▶ El Elyon, o mais alto, o mais forte.
4º▶ El Roi, o forte que enxerga.
5º▶ El Shaday, Deus Todo-Poderoso.
6º▶ El Olam, Deus Eterno.
7º▶ um outro nome bem conhecido é YHWH, Senhor, isto é, "EU SOU", significando o Deus eterno, autoexistente.
Tetragrama sagrado |
Nesse verso, então, no versículo 8 do capítulo 1, João, o apóstolo exilado na ilha de Patmos, teve essa Revelação no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo. João ouviu essa doce, mas poderosa voz identificando-se.
Quando Deus se identificou como Deus Todo-Poderoso, certamente Ele estava se revelando e dando uma mensagem que João deveria transmitir, como de fato fez, encorajando os cristãos daqueles dias e nós também nos dias de hoje.
Aqueles cristãos passavam por grandes provações e tribulações desencadeadas por Roma, através do seu Imperador Domiciano. Hoje, nós enfrentamos provações e tribulações desencadeadas pela própria sociedade ou então na nossa família, no nosso serviço, enfim. Nós precisamos entender que essa mensagem também é para nós.
Voltando, entretanto, ao contexto daqueles dias, enquanto Roma aceitava e era flexível a qualquer religião, inclusive adorando a própria pessoa do Imperador, a igreja não aceitava e era inflexível quanto ao culto ao Imperador. A igreja só adorava quem? Só adorava o Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Senhor.
Nada de adorar a pessoa humana, nada de adorar ao Imperador de Roma.
Essa voz, então, ouvida por João, dizia, em outras palavras, "não desanime, Deus te ama, ele te protege", e essa é a mesma voz que podemos ouvir hoje e queremos ouvir hoje.
Por isso, querido amigo, vamos estudar esse Versículo, Versículo 8 de Apocalipse 1, dando-lhe o seguinte título:
▶DEUS, O TODO PODEROSO
Com base em Apocalipse 1:8O princípio então que estaremos desse verso, que serve para nossa reflexão, que serve para nossa meditação, se expressa então nessa frase. Veja bem: "somente Deus é aquele que começou e concluirá a história conforme o seu querer." Eu repito, com base em Apocalipse, capítulo 1, versículo 8:
"Somente Deus é aquele que começou e concluirá a história conforme o seu querer."
Esse é o princípio que temos para refletir com base nesse verso. Nesse verso, então, encontramos três características do único Deus que tem a história em suas mãos.
▶Deus caracteriza-se, em primeiro lugar, como o Alfa e o Ômega
Essa expressão "Alfa e Ômega" refere-se às letras do alfabeto grego e à primeira e à última letra desse alfabeto, da língua que o Novo Testamento foi escrito. Essa expressão foi usada apenas três vezes na Bíblia, e todas elas aqui em Apocalipse. Foi usada em 1:8, nesse verso que estamos estudando, e também em 21:6 e 22:13.
Além dessa expressão, João registra ainda no Apocalipse mais duas expressões bem iguais, expressões paralelas: "o princípio e o fim", que aparecem em 21:6 e 22:13, e "o primeiro e o último", que aparece em 1:17, 2:8 e 22:13.
Enquanto muitos comentaristas aplicam tanto a Deus como a Cristo, um exame mais cuidadoso mostra que nesse verso, Capítulo 1, Versículo 8 de Apocalipse, a sua aplicação é feita para descrever e identificar a YHWH, isso é, o Deus Pai.
É importante notarmos que o primeiro versículo de Apocalipse 1:1, mostra que a revelação foi dada originalmente por:
▶Deus Pai,
▶depois Deus deu a Jesus Cristo,
▶e Jesus a deu ao anjo,
▶que por sua vez entregou a João.
Diante disso, percebemos que às vezes quem fala é o próprio Deus Pai. Entretanto, devemos perceber que em outras ocasiões é Jesus Cristo quem fala e se refere a si mesmo dessa mesma maneira. Veja, por exemplo, 1:18 e 2:8.
É preciso entender, então, que os versos anteriores a esse verso 8 se referem a Jesus, o Filho, mas nesse texto, nesse verso 8, é claro que a aplicação do título é ao Deus Pai, o Deus Todo-Poderoso. Como exemplo do uso dessa expressão pelo Deus Pai, temos ainda outro registro feito por João. Veja, por exemplo, nos versículos 5, 6 e 7 do capítulo 21:
"E aquele que está sentado no trono disse: 'Eis que faço novas todas as coisas.' E acrescentou: 'Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.'
E disse-me ainda: Tudo está feito; eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho."
Querido amigo, uma vez que Jesus sempre se referiu aos que eram seus coerdeiros do reino como irmãos e não como filhos, a voz que João ouviu nesse texto de Apocalipse 21 certamente era a voz daquele que estava no trono, que só poderia ser a voz do Deus Pai, a voz de YHWH.
Assim, essa expressão também identifica para nós quem é o Deus Pai, o Deus único que tem o completo controle de todas as coisas, e que o seu poder e abrangência controla tudo e a todos.
▶Em segundo lugar, Deus se caracteriza como aquele que é, que era e que há de vir
Conforme o versículo que nós estamos estudando. Essa expressão "aquele que é, que era e que há de vir" indica e comprova que Deus é eterno. Indica também que em Deus Pai temos o começo e o fim da história humana.
A história humana teve o início em Deus e ela se concluirá conforme o que Deus tenha planejado lá na eternidade.
Essa expressão também é uma referência clara ao Deus Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, isso porque essa frase faz menção à eternidade de Deus. Isso é muito interessante, porque nem sempre a palavra "Deus" na Bíblia refere somente a Deus Pai.
Nessa frase, por exemplo, nessa expressão, a referência é ao Deus Trino. Nesse texto de Apocalipse 1:8, novamente a Trindade de Deus é citada. Há um só Trono nos céus e apenas um assentado no trono. João descreve isso com as seguintes palavras:
"Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e no trono alguém assentado." (Leia aí na sua bíblia Apocalipse 4:2).
Sem dúvida, esse alguém é Deus, porque os 24 anciãos ao redor do trono, juntamente com os quatro seres viventes, se dirigem a Ele dizendo:
"Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir," (Conforme lemos em Apocalipse 4:8).
Em Apocalipse também 22:3 e 4, João menciona o Trono de Deus e do Cordeiro. Esses versículos falam de um Trono, uma face e um nome. Portanto, Deus e o Cordeiro devem ser um único ser que tem uma face, um nome e que está sentado em um único Trono.
A bíblia nos revela a grandeza do poder de Deus! |
A única pessoa que é tanto Deus quanto o Cordeiro, quem é? É Jesus Cristo. É importante então lembrarmos que o próprio João, no seu Evangelho, disse:
"O Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou," (João 1:18).
Devemos lembrar então que Jesus é a única manifestação visível de DeusJesus é a única manifestação visível de Deus. O Pai e o Filho têm o controle sobre toda a história humana, sobre a sua e sobre a minha história.
▶E finalmente, Deus caracteriza-se, em terceiro lugar, como o Deus Todo-Poderoso
O Senhor Deus aqui pode ser o Pai, que fala também em 21:5 a 8, como nós lemos, e é descrito como o Senhor Deus, o Todo-Poderoso. Conforme lemos também em 4:8.
Mas, querido amigo, as mesmas palavras podem ser aplicadas ao Filho, em quem habita toda a plenitude da divindade, conforme Paulo disse aos Colossenses, Capítulo 2, Versículo 9. Sabe por que isso? Porque Jesus Cristo é o explendor da glória e a expressão exata do seu ser. Quem nos dá essa palavra é o autor de Hebreus 1:3.
Essa expressão então é como um selo de autoridade, é mais uma afirmação da natureza absoluta de Deus. Ele é o Todo-Poderoso. Essa descrição de Deus aparece nove vezes no Apocalipse e se encontra em mais de 50 versículos espalhados pela bíblia toda.
Todos os servos perseguidos na época de João e também nós precisamos lembrar do poder absoluto do soberano Deus.
Todo-Poderoso, ou no hebraico, El Shaddai, ou Jeová Sabaoth, isso é, o Senhor dos Exércitos, Ele é o Comandante das hostes e dos poderes celestes. Ele é poderoso, portanto, para vencer a todos os inimigos da igreja e a todos os inimigos de cada um de nós.
Na SEPTUAGINTA, isso é, a versão grega do Antigo Testamento, Todo-Poderoso é a expressão que substitui o antigo e recorrente título de Deus, isso é, o Senhor dos Exércitos.
Uma expressão que aparece 279 vezes no Antigo Testamento, que na verdade era a maneira pela qual Israel chamava o seu Senhor quando tinha em vista a destruição dos deuses contrários, e sobretudo nas batalhas.:O Senhor dos Exércitos. Era assim que Israel chamava o nosso Deus.
Enfim, essa expressão nos faz ver o seu poder que abrange a tudo e a todos. Querido amigo, Ele é o único Deus, e é o Deus Todo-Poderoso, é ele quem controla os acontecimentos que culminam com a vinda de Jesus Cristo.
Jesus, de igual modo, está sobre o seu poder, como estará também a nova ordem do novo céu e da nova terra que será inaugurada com a vinda do Senhor Jesus.
Então, agora ao concluirmos nossa reflexão, eu quero desafia-lo a aceitar esse Deus do qual lhe falo nesse momento, de forma que a sua esperança não seja uma esperança frágil, que a sua fé não seja uma fé morta.
Que a sua mente seja aberta para entender o grande poder controlador desse Deus que garantiu estar conosco todos os dias da nossa vida.
Mas também desafio você que já o aceitou que se compromete ainda mais com Ele. Oro para que você possa reconhecer que vale a pena servir a esse único Deus, a esse Deus que se apresenta a você como o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, aquele que era, que é e que há de vir, o Deus Todo-Poderoso.
Que o Senhor te abençoe.
Um grande abraço e até o próximo programa.📖
Por Dr. J. Vernon McGee © Thru the Bible Radio Network, www.ttb.org
Fontes:
Bíblia sagrada
Programa através da Bíblia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou deste estudo do Apocalipse? 🔽COMENTE AQUI!🔽
Tem perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse? Comente ou envie suas perguntas, e eu responderei rapidamente! 😊👍