Apocalipse 1 estudo detalhado e profundo dos versículos 5 e 6 - Carmen Marioni

Apocalipse 1 estudo detalhado e profundo dos versículos 5 e 6

Publicado em 15/06/2024

Apocalipse 1:5 e 6
Todo louvor ao Soberano Senhor


✔Querido amigo, 

Hoje o nosso alvo é estudarmos mais dois versículos do primeiro capítulo de Apocalipse. Nós vamos estudar os versículos 5 e 6.

Um texto em que encontramos vislumbres da pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo, exaltado e glorificado.



APOCALIPSE 1 estudo dos versículos 5 e 6

Como vimos no último programa, Jesus nos foi apresentado como:

▶a fiel testemunha: (João 1 a 5 - é uma passagem paralela);



▶Jesus foi nos apresentado como primogênito dentre os mortos, conforme uma outra passagem paralela de 1 Coríntios 15:20-23 e Colossenses 1:18-19.



▶E também Jesus foi nos apresentado como soberano rei da Terra, isto é, o soberano Rei sobre todos os reis da terra, conforme nós vamos verificar ainda em Apocalipse 17:14 e também em 19:16.


Mas além disso, lembramos que o seu desejo juntamente com Espírito Santo e com o Pai é que todos nós, que somos seus servos fiéis, usufruíssemos da graça e da paz que só Deus pode nos dar.


Aquela, na verdade, graça e paz, foi uma saudação de encorajamento. Não era uma saudação para provocar medo ou terror, não. A palavra de Deus para nós é uma palavra sempre de carinho, de incentivo.


Foi uma saudação nesse sentido, também de incentivo, de carinho, de ânimo para uma igreja que passava por duras provações, passava pelo martírio.


Exatamente no primeiro século do cristianismo muitos cristãos foram martirizados e aquela expressão graça e paz, era realmente necessária para aqueles momentos. 


Mas eu fico pensando se não é essa uma expressão, um desejo, para a nossa época também.


Nós temos passado talvez por provações diferentes, mas temos passado por provações e tribulações, e nós necessitamos cada vez mais da graça e da paz do nosso bom Deus. 


Graça e paz então são enviados, foram enviados pelas três pessoas da Trindade: o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo nos dão essa saudação, pois eles estão no completo controle da história.


Então, tanto naquele tempo, sobre o duro Império Romano, como nos dias de hoje, sobre a época da pós-modernidade, nós temos que saber que estamos debaixo da graça e da paz do nosso bom Deus. Isso é do Deus Pai, do Deus Filho e do Espírito Santo.



▶Sabendo do que precisamos, Ele nos envia a sua graça, que é o favor e merecido

Isso é, eu não mereço nada de bom da parte de Deus, mas ele me dá por sua graça, por seu amor, por sua bondade, porque essa é a característica dele. O nosso Deus é um Deus generoso, é um Deus gracioso.


O que eu merecia era estar afastado dele, era o inferno, mas ele deseja sobre mim e dá para mim e para você a sua graça.


PREFERE APRENDER EM VÍDEO?

YouTube
O conteúdo deste post também estará disponível brevemente em vídeo.
Caso goste do formato em vídeo, considere se inscrever no nosso canal do YouTube.




▶Mas ele também envia a sua paz

A paz que o Senhor Deus deu para aqueles primeiros cristãos foi aquela paz sólida, firme, que os levaram a enfrentar as dificuldades, os levaram a enfrentar as feras naquelas arenas tão maldosas. 


Quantos cristãos não deram suas vidas ali em favor do nome do Senhor Jesus? Por isso, o evangelho chegou até nós, mas esses cristãos enfrentavam as fogueiras, as feras, com aquela paz que somente Deus pode nos dar.


Essa é a paz que o Senhor nos dá, é a paz que excede a todo entendimento, e essa paz também hoje nos faz ter confiança e nos faz caminhar com segurança.


Ah, querido, nesse mundo conturbado que vivemos, nesse mundo violento que vivemos, nesse mundo que nos persegue através de outros métodos, certamente precisamos estar alicerçados na paz que só o Senhor pode nos dar.




▶O Senhor Jesus Cristo disse que ele deixaria para nós a sua paz, uma paz diferente da do mundo

A paz que o mundo nos oferece é uma paz passageira, uma paz superficial. A paz que o Senhor nos dá e nos concede é uma paz duradoura, uma paz que nos leva com segurança à eternidade.


Por isso então, merece todo louvor, toda gratidão, toda a nossa adoração esse Deus Trino que nos dedica a sua graça e paz!


Agora, diante de um quadro como esse, só podemos agradecer e render toda a glória, toda a honra, todo louvor a esse Deus Trino que tem planejado a nossa salvação desde antes da fundação do mundo.


E o livro de Apocalipse então nos mostra como tudo isso um dia se concluirá, se concretizará. Esse grande plano de salvação que Deus providenciou para nós, para nos ter junto dele para todo sempre. 


E uma vez que a salvação divina que nos alcançou, que alcançou a você que está me ouvindo, e alcançou a mim, uma vez que essa salvação divina nos alcançou por intermédio do Senhor Jesus Cristo, e pelo fato do livro de Apocalipse nos mostrar que ele, com certeza, voltará.


Que ele voltará para buscar a sua igreja, que ele voltará para exercer a sua justiça contra aqueles que o rejeitaram na sua primeira vinda, certamente esse Senhor Jesus merece a nossa adoração!


APOCALIPSE 1 estudo bíblico
O verdadeiro louvor somente a Cristo!



Merece a nossa reverência, merece o nosso louvor! Por isso, o título para esses versos têm as seguintes palavras:




▶Louvor ao soberano Senhor!

Louvor ao soberano Senhor. Esse Senhor Jesus Cristo é aquele que foi então identificado como soberano sobre os reis da terra. Esse título, louvor ao soberano Senhor, está então com base nos Versículos 5 e 6 de Apocalipse, querido amigo.


Apocalipse Capítulo 1 é esse panorama introdutório, esse panorama que nos mostra quem é Jesus. E eu faço umas perguntas:


  • ▶Você de fato conhece a Jesus?
  • ▶Você o conhece verdadeiramente?
  • ▶Você sabe o que ele fez?
  • ▶Você sabe quais são as consequências do que Ele fez para você e para mim?
  • ▶Você sabe os resultados que ele espera daquilo que Ele fez para sua igreja?
  • ▶Diante de tudo que o Senhor tem feito por nós, qual deve ser a nossa atitude?


Querido amigo, a história de Jesus é uma história muito bonita, uma história de amor, uma história de sacrifício.


A história de Jesus, a história de um homem que durante os poucos anos que viveu aqui, procurou ajudar as pessoas e conduzi-las pelo único caminho que levava a Deus. Na verdade, o próprio caminho era e é Ele.


Essa é a história de um homem que na verdade não era um homem comum, era e é o Deus homem, que nos mostrou a única maneira pela qual podemos chegar novamente a ter comunhão com Deus. 


Essa é uma história bonita, uma história que nos mostra que Ele veio por amor, veio para dar a sua vida espontaneamente para nós. Procurando então entender essas perguntas e essas afirmações,


▶Será que realmente conhecemos a Jesus?


▶Será que realmente sabemos a respeito do que ele fez e continua fazendo, e o que ele fará por nós?


▶Uma outra pergunta que devemos fazer é: o que tudo isso tem a ver comigo?


▶Será que as atitudes de um homem que viveu há mais de dois mil anos podem fazer alguma diferença hoje na minha vida?


▶Aí, aonde você está me ouvindo, será que pode fazer a diferença?


Ah, querido, com certeza sim, se nós permitirmos que Ele ministre o nosso coração, que Ele fale ao nosso coração!


O texto de Apocalipse Versículo 5 e 6 que estamos estudando hoje apresenta as respostas para essas perguntas.


Sabe por quê? Porque a partir desse texto nós podemos fazer a seguinte afirmação:




▶Somente os que foram salvos por Jesus Cristo, o soberano Senhor, podem expressar-lhe o verdadeiro louvor


A diferença que vai fazer para sua vida, a pessoa e as ações do Senhor Jesus. A diferença é que você vai louvá-lo. E quando nós louvamos a Deus, as nossas circunstâncias são afetadas, as nossas circunstâncias são encaradas de outra maneira.


Querido amigo, talvez você esteja doente, talvez você esteja desempregado, talvez você esteja com dificuldades financeiras, talvez você esteja com problemas de relacionamento dentro da sua família.


Essas circunstâncias podem até não mudar, mas certamente se você louvar o nosso Senhor Jesus Cristo, o soberano Senhor, com certeza você vai encarar essas circunstâncias de outra maneira, você vai estar renovado diante do Senhor. 


Porque o louvor ao Senhor realmente honra Ele, mas abençoa a quem louva. Por isso, novamente eu repito para você o princípio que extraímos nesses versos Apocalipse capítulo 1:5 e 6 é exatamente essa frase:





▶Somente os que foram salvos por Jesus Cristo, o soberano Senhor, podem expressar o verdadeiro louvor

E nesses versos, nesses dois versos, na verdade, a segunda parte do versículo 5 e o versículo 6, nos mostram três afirmações sobre o verdadeiro louvor a ser dado a Jesus, o soberano Senhor.


Nós temos aqui então três afirmações sobre o verdadeiro louvor a ser dado a Jesus, o verdadeiro Senhor, o soberano Senhor.


O texto que temos em nossas mãos, o texto que você tem aí na sua Bíblia, é a segunda parte do versículo 5 e o versículo 6. E eu leio para você, para que possamos então perceber essas três afirmações que o texto nos dá:


"Àquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados e nos constituiu reino, sacerdotes para Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém." 


Eu repito: esse é um texto em que nós podemos louvar e bendizer o nosso querido Senhor Jesus Cristo.


“Aquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados e nos constituiu reino, sacerdotes para Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.”


estudo detalhado
Apocalipse 1 estudo detalhado



Querido amigo, a primeira afirmação então sobre o verdadeiro louvor que devemos expressar ao soberano Senhor, ao Senhor Jesus, refere-se ao que Ele fez e faz por nós. E sobre isso precisamos fazer três observações.



A primeira observação é que o texto diz que

▶Ele nos ama

Isso é, não é uma verdade apenas do passado, querido amigo, não é apenas um amor que foi demonstrado na cruz do Calvário. O Senhor Jesus continua nos amando ainda hoje! 


Romanos 8:35-37 nos mostra exatamente isso: Jesus domina os reis, mas Ele ama os seus servos fiéis. O amor divino é um tema constante nos escritos do apóstolo João, João 3:16, 1 João 4:7-21, e tantos outros textos. Próprio 1 João 3:16 também nos diz a maneira prática pela qual devemos amar. 


Esse fato em si mostra o poder do evangelho de efetuar uma transformação total no coração de um homem. O fato de João nos ensinar, nos incentivar a amar, mostra que Ele também foi afetado por esse grande e precioso amor.


Esse homem era filho do trovão, um apelido que o Senhor Jesus tinha dado a ele e a Tiago, seu irmão, era um homem violento. Mas ele se tornou o quê? O apóstolo do amor❤.


O evangelho de João interpreta o amor de Jesus aos seus discípulos a partir daquela quinta-feira. Em João 13:1 nós lemos:


“Tendo amado os seus que estavam no mundo,

amou-os até o fim.”


 Querido amigo, Deus nos ama, Jesus nos ama, o Espírito Santo nos ama. Por isso, todo louvor a Ele, a Jesus, que ainda nos ama. 



Mas Ele também

▶Derramou seu sangue por nós!

Esse sangue precioso nos libertou dos nossos pecados. Jesus morreu na cruz para nos salvar, se apresentando como único sacrifício eficaz para purificar os pecadores.



▶E Ele nos libertou

Nas palavras do próprio Senhor Jesus, conheceremos a verdade, e a verdade nos libertará. Essa verdade já libertou a mim, e certamente já libertou a você, porque você conhece essa verdade, e essa verdade é Jesus:


"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim", disse o Senhor Jesus.


Na remissão dos pecados achamos a única e verdadeira libertação. O Senhor Jesus nos libertou, nos dando uma vida:


  • ▶completamente liberta da lei do pecado,
  • ▶da morte,
  • ▶liberta do poder do pecado,
  • ▶liberta de Satanás.

Use essa liberdade para glorificar o nome do Senhor Jesus Cristo!


A segunda afirmação sobre o verdadeiro louvor que devemos oferecer ao soberano Senhor, ao Senhor Jesus, refere-se ao: 




▶SEU PLANO PARA NÓS

E aqui nós temos três verdades preciosas. Sabe que o Senhor Jesus tem planejado para você?




▶Ele te constituiu reino

Ele nos constituiu  reino, sacerdotes para seu Deus e Pai. Querido amigo, os impérios humanos reduziam homens livres a escravisão, como servos de senhores tiranos.



▶Jesus faz exatamente o contrário: Ele liberta escravos e nos constituiu reino. Reino de sacerdotes para servirmos a Deus.




▶Ele te constituiu um sacerdote

Um intermediário que pode levar pessoas até a presença de Deus, e Ele nos faz servir então ao seu Deus e Pai.


Eu sou um sacerdote de Deus, você é um sacerdote de Deus, um sacerdócio real, conforme diz 1 Pedro 2:9.



E em terceiro lugar, a última afirmação sobre o verdadeiro louvor que devemos dar ao soberano Senhor refere-se:

▶Ao conteúdo do nosso louvor

O que deveremos e o que devemos fazer? Devemos levá-lo!




Mais três considerações:

▶Ele merece toda glória

Isso é, Jesus é tudo, e por isso Ele merece ser glorificado. Digno de glória para todo sempre, na minha vida, na sua vida.



▶Ele merece também o domínio

Isso é, Ele precisa ter liberdade para dominar, para dirigir a minha e a sua vida.



▶E Ele merece esse domínio porque o nosso louvor a Ele deve ser dado por toda eternidade.


Isso significa que uma vez que eu me rendi ao Senhor Jesus como meu soberano Senhor, Salvador e Senhor, todo o domínio deve ser dado a Ele, e esse domínio vai me levar até a eternidade.


Querido amigo, o nosso louvor a Ele deve expressar a nossa condição de submissos a Ele, para que Ele tenha toda a glória que é devida ao seu nome.


O que o Senhor Jesus fez por nós? Nos deu essa nova posição, e o que o Senhor Jesus faz por nós? É que Ele nos ama, completa e continuamente, 


Que o Senhor lhe encha o coração de grande esperança, de motivação, e que você possa louvar sempre o nome do nosso Senhor. Um grande abraço e até o próximo programa.



Por Dr. J. Vernon McGee © Thru the Bible Radio Network, www.ttb.org


Fontes:

Bíblia sagrada

Programa através da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste estudo do Apocalipse? 🔽COMENTE AQUI!🔽
Tem perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse? Comente ou envie suas perguntas, e eu responderei rapidamente! 😊👍