A segunda vinda de Jesus é certa! Estudo detalhado Apocalipse 1:7 - Carmen Marioni

A segunda vinda de Jesus é certa! Estudo detalhado Apocalipse 1:7

Publicado em 22/06/2024

A volta de Jesus
A segunda vinda de Jesus é certa!

✔Querido amigo, 

Hoje temos como objetivo estudar mais um verso desse primeiro capítulo do livro de Apocalipse.

Porque esse versículo trata sobre um dos temas mais importantes de toda a palavra de Deus: vamos estudar Apocalipse capítulo 1 versículo 7.

Que traz para nós a oportunidade de conversarmos, de estudarmos e refletirmos sobre:




A SEGUNDA VINDA DE JESUS

Inicia então esse nosso tempo juntos, lendo para você as palavras que João registrou nesse verso bíblico. Diz assim a palavra de Deus:


"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até mesmo os que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém."


Eu repito: "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém."


Querido amigo, estudar sobre a segunda vinda de Jesus é tremendamente importante, pois ela é certa, ela vai acontecer, e precisamos entender e conhecer alguns detalhes relativos a essa grande esperança que motiva todos nós que somos verdadeiros cristãos.


Como lemos esse texto, faz algumas afirmações importantes.

 

Ele afirma que o Senhor Jesus, que foi chamado de a fiel testemunha, que foi chamado de primogênito dos mortos e o soberano dos reis da terra, ele voltará. O texto afirma isso, ele voltará.

 

O Senhor Jesus voltará com as nuvens.


A vinda nas nuvens sugere o quê? Sugere a presença e autoridade divina, especialmente sugere o seu poder para julgar e também castigar, para honrar e castigar.


Nós temos várias citações bíblicas com relação à volta do Senhor Jesus, mas em relação a essa promessa específica, temos estudiosos da Bíblia que entendem que essas palavras têm um aspecto diferente.


PREFERE APRENDER EM VÍDEO?

nosso canal do YouTube
O conteúdo deste post também estará disponível brevemente em vídeo.
Caso goste do formato em vídeo, considere se inscrever no nosso canal do YouTube.



Pessoas interpretam de maneiras diferentes.

▶Alguns entendem que a volta do Senhor Jesus, o seu retorno, será quando ele vier para julgar a todos os seres humanos

Ele voltará como juiz. 1ª Tessalonicenses 4:17 e João 5:27-29 são textos que esses estudiosos têm e tomam por base.



▶Por outro lado, existem outros estudiosos que entendem que na volta de Jesus, ele virá para julgar, para condenar e castigar alguma nação ou povo específico, ou uma determinada autoridade ou poder que ele tenha sido insubmissa.


Quando esse texto apenas considerando o contexto imediato de quando ele foi escrito, aparentemente faz mais sentido aceitarmos que ele vem para castigar um determinado povo.


Assim como ele prometeu que Jerusalém seria penalizada porque o tinha rejeitado, conforme Mateus 24. E de fato, 40 anos depois dele ter se entregue por nós e ter sido elevado ao céu, Jerusalém e o templo foram destruídos pelos romanos.


Então, a partir desse verso, é possível se entender que ele viria para castigar algum povo que não o recebera como soberano dos reis da terra. Então se pergunta: qual poder ou que povo seria submetido a esse julgamento e castigo?


▶Alguns acreditam que a principal aplicação das profecias do Apocalipse seria ao povo judeu, a Jerusalém, e que o cumprimento dela se encontra na destruição da cidade que aconteceu lá no ano 70. A favor dessa interpretação, ele fala aqui daqueles que o transpassaram.


▶Entretanto, outros estudiosos pensam de uma maneira diferente. Acreditam esses que o alvo da ira de Deus através de Jesus seria a Roma ou um dos seus imperadores. A favor dessa interpretação encontramos aqui a lamentação de todas as tribos da terra. 


Porém, essa citação assemelha-se a Mateus 24:30 e pode ser usada também para apoiar a aplicação de que a condenação se refira a Jerusalém.


Ora, diante dessas duas possibilidades, e são possibilidades muito bem argumentadas, o que devemos é perceber a necessidade de continuarmos nossos estudos para entendermos da melhor maneira possível essa revelação que o Senhor Jesus nos deu através do apóstolo João.

Jesus
Estudo detalhado Apocalipse 1:7 A VOLTA DE JESUS


Com esse objetivo, então, vamos estudar esse verso, dando a ele o seguinte título:



▶A CERTEZA DA VOLTA DE JESUS CRISTO

Repito. O título então para Apocalipse, capítulo 1, versículo 7: é a certeza da volta de Jesus Cristo. Com base nesse versículo e também em Daniel 7:13, Zacarias 12:10 e Mateus 26:64, vamos trabalhar e vamos refletir sobre a volta do Senhor.


Querido amigo, diante das palavras finais desse verso 7: "certamente. Amém!", não pode haver dúvida: o soberano dos reis da terra voltará e trará julgamento.


Essa é uma afirmação bíblica, e por isso devemos conhecer e encararmos a escatologia, o estudo dos eventos finais dessa etapa da história humana com uma postura madura.


Conseguiremos isto se entendermos os propósitos das verdades escatológicas que estão descritos na palavra de Deus.

 

O propósito dessas verdades qual é? É nos consolar, é nos dar segurança, nos fazer cristãos mais animados. Veja por exemplo 1 Tessalonicenses 4:13 e 18.


Temos que saber que o estudo da temática escatológica traz pelo menos 5 implicações para nós:


▶1.Temos que estudar com seriedade as Escrituras com o propósito de perceber os acontecimentos em nossos dias a fim de discernirmos a obra de Deus sem sermos enganados.


▶2. Uma outra implicação, a segunda , é que temos que manter a vigilância, a prontidão na espectativa do futuro. 


▶3. Em terceiro lugar, devemos ter toda diligência nas atividades que Jesus nos prescreveu para que o Reino de Deus seja expandido. Essa é uma terceira implicação.


▶4. Uma quarta implicação é que temos que ter cuidado com a confiança desmedida por pensarmos que conhecemos todas as coisas relativas ao fim.


▶5. E em quinto e último lugar, temos que cuidar com a predição dogmática quanto a ocorrência de certos eventos escatológicos.


Querido amigo, ao estudarmos os eventos escatológicos é importante termos convicções claras sobre pelo menos cinco pontos básicos:


▶1. Precisamos ter certeza da segunda vinda de Cristo.


▶2. Precisamos ter certeza da vida após a morte.


▶3. Precisamos ter certeza sobre o significado espiritual do estudo desse tema.


▶4. Precisamos ter certeza de aplicações práticas para os princípios aprendidos.


▶5. Precisamos ter certeza da necessidade da pureza e da santificação em nossas vidas enquanto esperamos o Senhor Jesus voltar.


Como é que nós podemos, então, definir esse evento? Como é que nós podemos definir a segunda vinda?


Querido amigo, exceto pela certeza de que todos os homens morrem, isso todos nós concordamos, um outro detalhe da doutrina escatológica sobre o qual os teólogos todos concordam também é o que se refere à segunda vinda de Cristo.


Isso é, a segunda vinda de Cristo é a base da esperança cristã, o evento que marcará o início da complementação do plano de Deus. O próprio Senhor Jesus declarou sobre a sua volta em João 14:3 durante a ceia:


"E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também."
vinda de Jesus
"Para que onde eu estiver, estejais vós também." (João 14:3)


Então, a certeza da volta de Cristo é clara porque o próprio Senhor Jesus fez essa declaração sobre a sua volta.


Ora, além de ser uma das doutrinas ensinadas de um modo amplo por todo o Novo Testamento, o ensino também se refere ao segundo advento.


Esse ensino traz no seu conteúdo a expectativa messiânica, que era presente, por exemplo, entre os judeus nos tempos de Jesus, de que com a presença do Messias:

  • ▶um novo tempo,
  • ▶um tempo de paz,
  • ▶de segurança,
  • ▶de bênçãos
  • ▶e de justiça, esse novo tempo seria inaugurado!

Esse novo tempo, querido amigo, traria uma condenação aos injustos e traria a concretização das promessas aos que foram justificados pela fé.



Mas temos que entender também que na Bíblia nós temos:

▶Uma indefinição com relação ao tempo desse evento

Embora haja clareza na afirmação de que Jesus voltará, o tempo em que isso vai acontecer não é claro. Deus estabeleceu e definiu esse tempo, mas ele não foi revelado a nós.


O próprio Jesus quando encarnado disse que nem Ele mesmo sabia, nem os anjos sabiam o tempo do seu retorno.


O fato de que o tempo do retorno de Jesus não foi revelado explica a insistência com que Jesus, destacando o seu caráter inesperado, insistiu também no quê? Na necessidade de vigilância por parte dos cristãos.


▶Mas afinal de contas, qual é o caráter da segunda vinda?

E eu quero listar agora algumas características dessa segunda vinda.


▶Ela será pessoal

Isto é, o retorno de Jesus será tão pessoal em sua natureza quanto foi na sua partida.


▶A segunda vinda será física

Isto é, embora isto seja verdade, que o significado básico para “Parousia” seja “presença”, a palavra significa também “vinda” e esse é o significado mais proeminente em todo o Novo Testamento, conforme lemos lá em Atos 1:11, palavras dos anjos para os discípulos dizendo que o Senhor Jesus viria do mesmo modo.


Então ela será física: do mesmo modo pelo qual vocês estão vendo ele subir, ele voltará.


▶Ela será visível

A segunda vinda será visível, isto é, Jesus voltará com o seu corpo glorificado. Plenamente visível e identificável!


E não como afirmam algumas seitas: eles afirmam que Jesus já voltou em Outubro de 1914! Mas por não possuir um corpo visível ele não foi percebido e não foi identificado…


Ah, querido amigo. Isto não está de acordo com as palavras do Senhor, por exemplo, em Mateus 24:30.


▶Esta vinda será também inesperada

Será como o relâmpago. Palavras do próprio Senhor Jesus em Mateus 24:27-36.



Em quinto lugar, uma quinta característica dessa segunda vinda é que ela será:

▶Triunfante e gloriosa

Isto é, contrastando com a primeira vinda em que a humildade e a simplicidade foram à tona, marcaram o Senhor Jesus, na segunda vinda o Senhor Jesus virá nas nuvens com grande poder e glória.


▶PRÉ-TRIBULACIONISTAS

A ideia de que Jesus voltará em duas etapas é defendida por aqueles irmãos que se denominam pré-tribulacionistas. Isto é, a maioria dos pré-tribulacionistas são dispensacionalistas.


Os dispensacionalistas creem numa vinda para os santos, que é o arrebatamento, e noutra vinda com os santos, que é a revelação. Essas duas vindas estariam separadas pela Grande Tribulação.


Segundo esta linha de interpretação, a segunda vinda será secreta, sendo percebida apenas pela igreja que será arrebatada antes da Tribulação.


Tal pensamento implica que a segunda vinda será iminente, isto é, pode acontecer a qualquer momento. Visto que não há profecias para serem cumpridas.


O arrebatamento então livrará a igreja da agonia da Grande Tribulação e depois de sete anos o Senhor voltará mais uma vez.

 

Agora trazendo a igreja consigo numa grande chegada triunfal. E a partir daí Cristo estabelecerá o seu o Reino Milenar sobre a terra.


▶PÓS-TRIBULACIONISTAS

Mas, veja bem, em contraste com estes estudiosos pré-tribulacionistas ou dispensacionalistas, temos os teólogos, temos os estudiosos pós-tribulacionistas. Isto é, estudiosos que creem que a segunda vinda acontecerá em um único evento.


A diferença entre eles ocorre porque os pré-tribulacionistas associam algumas profecias relativas à volta de Cristo ao arrebatamento e outras à revelação. Enquanto que esses agora chamados de pós-tribulacionistas associam todas as profecias a um único evento. 


Essa divisão ocorre diante da interpretação das três mais importantes palavras gregas que o Novo Testamento  usa para se referir à segunda vinda. São três palavrinhas gregas:

▶Parousia,

▶Apocalypsis,

▶e Epiphaneia


Os pré-tribulacionistas afirmam que a Parousia refere-se ao arrebatamento, isto é, o primeiro estágio do retorno antes da grande tribulação, enquanto que Apocalypsis e Epiphaneia referem-se à revelação, quando Jesus voltar com os santos. Isso para os pré-tribulacionistas, no final da Grande Tribulação. 


▶E, por fim, a segunda vinda, a volta de Cristo, se caracterizará por ela ser iminente

Isto é, poderá acontecer a qualquer momento. Essa afirmação, usada principalmente pelos que defendem a doutrina pré-tribulacional, é baseada nos textos de Mateus 24, Mateus 25, Romanos 8, 1 Coríntios 1. Enfim, vários outros textos bíblicos.


Mas é importante lembrarmos, querido amigo, que Jesus “linkou” também através de pelo menos três parábolas:

▶das virgens prudentes e néscias,

▶da parábola dos talentos

▶e da parábola do nobre que viajou para uma terra distante.


Ele enfatizou que haveria uma demora e que certos eventos precisariam ocorrer antes da sua volta. Palavras de Jesus: o fato de dizer "vigiai" e "não sabeis a hora" não entra em conflito com a demora para certos eventos se concretizarem.


É necessário, sim, falar da iminência desse complexo de eventos e da natureza independente da segunda vinda em si.


Querido amigo, após a ressurreição, Jesus deu as últimas instruções aos seus discípulos, ficando com eles até que foi elevado às alturas, sendo então encoberto por uma nuvem. A partir daquele momento, todos os servos de Jesus, fiéis e comprometidos com Ele, estão aguardando a sua segunda vinda.


▶Mas, afinal de contas, como será esse acontecimento?

Qual a garantia que temos de seu retorno? Em Apocalipse 1:7, então, o nosso texto de hoje, encontramos essa garantia. Portanto, podemos extrair este princípio deste versículo que agora estudamos mais detalhadamente:


Todo cristão, esse é o princípio, deve ter certeza da vinda de Jesus.

Repito, anote aí: este é o princípio que extraímos das palavras de Apocalipse 1:7:


▶Todo cristão deve ter certeza da vinda de Jesus.

E, nesse texto, encontramos três fatos que demonstram como será certa, essa garantida vinda do Senhor Jesus Cristo:


▶1. O primeiro fato demonstra que Jesus virá com as nuvens. Assim como Ele foi elevado entre as nuvens, assim Ele voltará (Atos 1:9 e Atos 1:11). Essa expressão "com as nuvens" quer dizer que Ele vem do céu.


Quando Jesus foi glorificado, os anjos disseram aos discípulos que assim como Jesus foi elevado, assim Ele voltará. A ascensão de Jesus corresponde à maneira de seu retorno: vir do céu entre as nuvens implica no juízo contra os pecadores. Nada do que foi feito contrariamente a Cristo ficará sem a devida punição.


▶2. O segundo fato demonstra que, na vinda de Jesus, todos, incluindo os que o traspassaram a ele, todos o verão. Por quê?


▶Porque a vinda de Jesus será pessoal e física

Aqueles que o traspassaram também o verão. Aqueles que foram culpados de sua crucificação também o verão e ficarão horrorizados, apavorados de medo, pois se reconhecerão culpados. Eles reconhecerão seu erro, chorarão de arrependimento e dirão:


"Bendito é o que vem em nome do Senhor".


Mas, ao mesmo tempo, todos os demais homens, pelos seus pecados que cometeram, todos nós levamos Jesus à cruz, todos nós o transpassamos e todos nós o veremos retornar.


3. Enfim, o terceiro fato demonstra que, na vinda de Jesus,

▶Todas as tribos da terra se lamentarão

Se lamentarão por quê? Porque Jesus veio julgar os seus inimigos e estabelecer o seu reino. João é o único evangelista que recorda o fato de Jesus ter sido perfurado no lado.


Essa referência é importante, pois testemunha da humanidade de Jesus; a realidade da sua morte se comprova com a água e o sangue derramados:


▶água como as águas levíticas de purificação


▶e sangue como o sangue das ofertas dos sacrifícios purificadores.


Querido amigo, mesmo nós, os salvos, justificados, sentiremos tristeza e nos arrependeremos, mas celebraremos o amor de Deus. É necessário que tenhamos certeza da vinda de Jesus.

 

E eu espero, minha oração é que você encare esse dia com grande alegria, o dia da volta do Senhor Jesus Cristo.


Deus te abençoe. Um grande abraço e até o próximo programa🙏.




Por Dr. J. Vernon McGee © Thru the Bible Radio Network, www.ttb.org

Fontes:
Bíblia sagrada
Programa através da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste estudo do Apocalipse? 🔽COMENTE AQUI!🔽
Tem perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre o Apocalipse? Comente ou envie suas perguntas, e eu responderei rapidamente! 😊👍